Educação

Mais de 7 mil alunos participam de testes que avaliam aprendizado

Os testes do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) aconteceu ontem (06) e hoje (07)

Quinta - 07/12/2017 às 11:12



Foto: Ascom Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE)
Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE)

Os alunos das turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Teresina estão sendo submetidos aos testes do sistema de avaliação próprio da Prefeitura, que mensura a evolução de cada unidade de ensino com base no aprendizado dos seus alunos. Mais de 7 mil crianças participam desta etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE).

As provas foram preparadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, referência em avaliações no Brasil. Participam nesta fase 7.461 alunos das turmas de 2º período da educação infantil, divididos em 368 turmas. Os resultados oferecerão subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas educacionais na capital.

Para dar suporte ao teste, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) capacitou os aplicadores de provas e mantém uma equipe reserva para garantir a estrutura necessária em todas as turmas. De acordo com as superintendentes escolares que estão acompanhando a aplicação das provas durante o primeiro dia, a frequência dos alunos está dentro do esperado e tudo ocorre com tranquilidade nas salas de aula.

A coordenadora de Avaliação da Semec, Giovanna Saraiva, fala da importância desse diagnóstico para o planejamento das próximas ações. “Apostamos muito na avaliação, tanto que temos um sistema próprio, onde especialistas nos dão suporte em todas as etapas, desde a elaboração dos testes ao planejamento de intervenções com base nos resultados. Essa prova vai nos dizer, por exemplo, quais são as habilidades e as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: