Educação

Mais de 7 mil alunos participam de testes que avaliam aprendizado

Os testes do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) aconteceu ontem (06) e hoje (07)
Fonte: Prefeitura de Teresina | Editor: Redação 07/12/2017 08:48
Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE) Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE)Foto: Ascom

Os alunos das turmas de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Teresina estão sendo submetidos aos testes do sistema de avaliação próprio da Prefeitura, que mensura a evolução de cada unidade de ensino com base no aprendizado dos seus alunos. Mais de 7 mil crianças participam desta etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE).

As provas foram preparadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, referência em avaliações no Brasil. Participam nesta fase 7.461 alunos das turmas de 2º período da educação infantil, divididos em 368 turmas. Os resultados oferecerão subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas educacionais na capital.

Para dar suporte ao teste, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) capacitou os aplicadores de provas e mantém uma equipe reserva para garantir a estrutura necessária em todas as turmas. De acordo com as superintendentes escolares que estão acompanhando a aplicação das provas durante o primeiro dia, a frequência dos alunos está dentro do esperado e tudo ocorre com tranquilidade nas salas de aula.

A coordenadora de Avaliação da Semec, Giovanna Saraiva, fala da importância desse diagnóstico para o planejamento das próximas ações. “Apostamos muito na avaliação, tanto que temos um sistema próprio, onde especialistas nos dão suporte em todas as etapas, desde a elaboração dos testes ao planejamento de intervenções com base nos resultados. Essa prova vai nos dizer, por exemplo, quais são as habilidades e as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita”, conclui.

Comentários

Matérias Relacionadas