Educação

Mais de 1.300 estudantes participaram da segunda fase da OBMEP em Teresina

68 escolas municipais participaram da competição com 941.022 alunos classificados

Segunda - 17/09/2018 às 17:09



Foto: Reprodução Sala de aula
Sala de aula

1.362 alunos de Escolas Municipais de Teresina participaram neste último sábado (15) da segunda fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição nacional é destinada a estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos. Nesta edição 68 unidades de ensino municipal participaram da competição. São 941.022 alunos classificados para esta etapa em todo o país.

A estudante Vitória Cinde da Silva Meneses, da Escola Municipal Parque Piauí, diz estar bastante confiante. “Esta foi à primeira vez que fui classificada para a segunda fase. Estou confiante e acredito que conseguirei receber uma medalha nessa edição”, conta a estudante que possui deficiência visual e contou com o auxílio de um ledor na hora da prova.

Para Deusa Araújo da Silva, mãe da Vitória, a filha é um exemplo de superação. “Vejo minha filha superar todas as dificuldades diariamente. A cada dia ela melhora na escola e os professores e equipe escolar são grandes aliados nesse processo de aprendizagem da minha filha. Só tenho a agradecer”, diz emocionada a mãe.

Para intensificar a preparação, os alunos classificados para essa segunda fase puderam participar de diversas atividades oferecidas pelas escolas, como revisões com questões específicas de olimpíadas passadas. Teresina já vem ganhando reconhecimento nacional por meio de alunos que conquistaram medalhas nas edições anteriores. Em 2017 foram 29 medalhas, das quais quatro foram de ouro.

“Temos grandes exemplos de estudantes medalhistas, jovens que vem ganhando anualmente medalhas de ouro, prata ou bronze. Na edição passada foram 17 medalhas de bronze, 08 medalhas de prata e mais 04 medalhas de ouro. Isso mostra que a escola pública tem talentos, com professores dedicados e alunos esforçados, além de uma integração entre todas as esferas no Piauí, formando uma Rede contínua de educação de qualidade. Este ano esperamos um número ainda maior de medalhas’, declarou Kleber Montezuma, secretário Municipal de Educação.

A prova possui seis questões dissertativas, valendo 20 pontos cada, e os participantes tiveram três horas para expor o raciocínio matemático usado para resolver os problemas. Em Teresina, estudantes de 68 unidades de ensino participaram do teste, que foi aplicado em 34 turmas divididas no Centro de Formação Professor Odilon Nunes e nas Escolas Municipais Murilo Braga e Eurípides Aguiar, localizadas no bairro Marquês. A Semec disponibilizou transporte escolar para os participantes, garantindo assim a participação de todos os classificados para essa fase da olimpíada.

Nivia Coelho, coordenadora da OBMEP no município, está confiante no bom desempenho dos alunos. “Temos um histórico crescente de conquistas de medalhas para Teresina nesta competição, e acreditamos que os participantes estão bem preparados para mais esta etapa”, comenta.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: