Brasil

Mais 14 cidades gaúchas entram em situação de emergência

Governo reconheceu status precário de municípios que receberam chuvas intensas e enxurradas

Quarta - 21/06/2017 às 13:06



Foto: Reprodução/CCom Chuva
Chuva

O Ministério da Integração Nacional (MI) mantém apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul e reconhece mais 14 cidades em situação de emergência. A medida vai permitir que as prefeituras solicitem suporte do governo federal para ações de restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação de danos causados pelo desastre natural. Os reconhecimentos são decorrentes das chuvas intensas e enxurradas e têm vigência de 180 dias.

Com a portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), o número de municípios com reconhecimento federal no estado chega a 80 cidades.  

Apoio O governo tem atuado em diversas frentes para apoiar as famílias afetadas pelas fortes chuvas no sul do País. Por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), desde o início das ocorrências, cerca de 50 militares do Exército Brasileiro, caminhões e barco foram mobilizados para atuar nas ações de remoção das famílias desabrigadas das áreas de risco no Rio Grande do Sul. A operação tem atendido às regiões de Quaraí e Uruguaiana, duas das áreas mais afetadas pelas chuvas recentes.

Além disso, o MI segue com o monitoramento constante das áreas afetadas e mantém técnicos da Defesa Civil no estado para ajudar os municípios na elaboração do Plano de Trabalho para solicitação de apoio federal e implementação das ações de assistência à população. 

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: