Educação

Mães reclamam da falta de vagas em creches da zona Norte

A Semec disse que 20 creches serão inauguradas

Quinta - 15/02/2018 às 16:02



Foto: Facebook Grande Santa Maria Mães formam fila para conseguir vaga em creche
Mães formam fila para conseguir vaga em creche

Dezenas de mães se aglomeram na manhã desta quinta-feira (15) para conseguir matricular os filhos no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque Firmino Filho, na região da Grande Santa Maria, zona Norte de Teresina.

O caso não acontece apenas na creche Firmino Filho. A dona de casa Francisca Janny Pereira diz que desde janeiro está à procura de uma vaga em uma creche para a filha de 3 anos e 8 meses. “Minha última esperança é a creche do Firmino filho, mas até agora nada, e olha que moro no Dilma Rousseff e tenho que fazer esse percurso todo para tentar uma vaga aqui. No Jacinta Andrade, que é mais perto de onde moro, tem uma creche mas ninguém sabe quando será inaugurada. Descaso demais!”, desabafa a mãe.

A secretaria do CMEI Firmino Filho informou que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) ainda não autorizou as matriculas para crianças de três anos, portanto aguarda a ordem.

Creche Parque Firmino Filho

A Semec disse ao Piauí Hoje que o período de matrícula para a Educação infantil teve início a partir de fevereiro e garante a matricula de crianças a partir de 4 anos de idade que são asseguradas pela Lei nº 12.796/2013, que estabelece a educação infantil gratuita a partir dos 4 anos de idade.

Em relação as crianças entre 6 meses a 3 anos, a Semec disse que não é obrigatório a matricula, porém, a Prefeitura de Teresina está concluindo a construção de novas creches que visa atender 6 mil crianças entre essas idades.

O número de vagas para essa faixa etária nas atuais creches é pequeno, pois os prédios não têm a estrutura adequada para atender esses alunos. Algumas creches passam a oferecer vagas após concluir a matricula de alunos entre 4 e 6 anos.

A Semec disse ainda que 20 creches serão inauguradas até março e que terão turmas de berçário. Na zona Norte, as creches irão contemplar o Residencial Jacinta Andrade e Parque Alvorada na zona Norte serão contemplados com as inaugurações em março, ampliando a disponibilidade de vagas. As creches que vão atender a região tem oito salas de aulas climatizadas, playground e refeitório, um investimento de mais de R$ 1 milhão.

CMEI do bairro Parque Alvorada
CMEI do bairro Parque AlvoradaCMEI do bairro Parque Alvorada

Fonte: Facebook

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: