Política

Limma detona operações ordenadas pelo TCE e MPE

Segundo o deputado, há interesses políticos por trás das denúncias

Quarta - 12/09/2018 às 20:09



Foto: Assessoria Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT)
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT)

Em discurso na tribuna hoje (12), o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT), prometeu oficiar a Mesa Diretora da Casa para que recomende aos demais poderes que afastem ou recomendem o pedido de afastamento das funções públicas, de parentes de candidatos a mandatos eletivos.

O parlamentar avaliou como no mínimo “estranha” a ação policial realizada na manhã desta quarta-feira por determinação do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. “A disputa eleitoral não pode orientar nenhum órgão de controle e fiscalização. Eles  foram criados para investigar, analisar e ofertar denúncias de quem cometeu ilegalidade”, ressaltou

Denominada Operação Itaorna, a operação de hoje cumpriu mandados de busca e apreensão nas secretarias de Estado do Desenvolvimento Rural e Turismo, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Depi) e Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer e Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural.

Limma repetiu nas entrevistas concedidas após o termino da sessão no Legislativo, que o objetivo dessas operações é político, atendendo a interesses pessoais.

"Só atribuo isso ao fato de estarmos aí a 25 dias do período eleitoral. Pedir um mandado judicial para buscar um processo, o que poderia ter sido feito administrativamente. É um exagero ocupar um juiz com isso. Agora se oficiou, fez menções e nada, aí sim. O que é estranho é essa sequência de operações semanais, e que isso vem sendo dito inclusive pela oposição nos corredores e bastidores lá da Assembleia. Toda semana tem uma. Utilizar um aparato policial para buscar um processo, quando ele poderia ter sido solicitado", repetiu o deputado, em entrevista à TV Cidade Verde.

A recomendação expressa do governador Wellington Dias, segundo Limma, é a mesma. “Sempre que algum órgão de controle pedir informações, que elas sejam disponibilizadas. O governo tem interesse de saber a idoneidade de qualquer parceiro”.

Francisco Limma reiterou que órgãos que nada tem a ver com o Estado, como a Polícia Rodoviária Feral, estão sendo ocupados em operações diversas daquelas para as quais foram criados.

“Quando poderia está ajudando a controlar o trânsito (PRF). Sendo ocupada para pegar informações de um processo que não tem ilegalidade. O que eu estou questionando é se o Ministério Público não está sendo induzido por interesses privados. Pode ser um servidor que não teve o reajuste que ele queria. Termina os órgãos de controle entrando nessa história. A gente precisa compreender quem está por trás disso. Essa questão precisa ser levada a sério. Se assim for tem que acabar com a reeleição. Se não foi feito antes, porque agora em semanas seguidas? O que é estranho é acontecer nesse período. Ja ouvi hoje dizendo que na próxima semana tem mais", avisou.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: