Brasil

Lançamento da 8ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival lota o teatro

São Luís, Festival de Jazz e Blues

Sábado - 16/07/2016 às 12:07



Foto: Marisa Oliveira Escola de Música
Escola de Música
SÃO LUÍS – Uma noite memorável. Assim como muitas noites que ainda virão. Essa é a lembrança do lançamento da 8ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival nesta quinta-feira (14/07), no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA), em São Luís. Em um dos teatros mais antigos e belos do país, Babi Mendes (SP) e Tássia Campos (SP) cantaram e encantaram o público que ocupou todos os 756 lugares do teatro. E deram o tom da edição de 2016 que vai presentear Barreirinhas e São Luís com o melhor do universo do jazz e do blues, no mês de agosto. O evento realizado pela Tutuca Viana Produções com os patrocínios da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura vai apresentar 17 shows, além de oficinas, palestras e jams sessions.



CIRCUITO BARREIRINHAS- O festival terá início na cidade balneária de Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses). Lá será realizado na Avenida Beira Rio, nos dias 5, 6 e 7 de agosto. A sequência de shows ficou assim: na SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, se apresentam Carlos Malta Quarteto às 20h, Liz Rosa Trio às 21h15 e Camila Boeuri às 22h30; no SÁBADO, dia 6 de agosto, fazem show no festival Sérgio Galvão às 20h, Rodrigo Nézio às 21h15 e Paulinho Moska, encerrando a noite, às 22h30. Já no último dia, no DOMINGO dia 7 de agosto, passam pelo evento Marconi Rezende às 20h, Nicolas Krassik e Mestrinho às 21h15 e André de Sousa MB, às 22h15.



Além dos shows, haverá uma programação paralela com oficinas, palestras e exposições de primeira qualidade. Na SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, ocorrerá: das 10h às 12h, uma OFICINA DE CANTO ministrada por Liz Rosa (RN), das 10h às 12h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, das 15h às 18h, será realizada uma OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, ministrada por Márcio Melo, Presidente do Clube de Fotografia Poesia do Olhar, e pelo fotoclubista Marco Aurélio Nogueira da Silva. No mesmo horário, no piso térreo da Igreja Matriz, ocorrerá a PALESTRA POLÍTICAS PÚBLICAS DO MINISTÉRIO DA CULTURA, ministrada por Yuri Sampaio Cartellato Logrado, representante regional do Nordeste do Ministério da Cultura do Maranhão (MinC-MA).

No dia seguinte (6), no SÁBADO, iniciando as atividades, no período da manhã, das 10h às 12h, a OFICINA DE SAXOFONE será ministrada por Sérgio Galvão (RJ), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, será realizado o segundo dia da OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, das 15h às 18h.



NOVIDADE- Este ano, a grande novidade na programação do Circuito Barreirinhas é a integração entre os mundos da música e o da fotografia. A exposição fotográfica “Música no Olhar” será realizada durante todos os dias do festival em Barreirinhas, de 5 a 7 de agosto, na Praça do Trabalhador. Uma realização do Clube de Fotografia Poesia do Olhar que terá a música como inspiração.

E para quem gosta de dar aquela esticadinha, não vão faltar as tradicionais Jams Sessions – encontros musicais que são realizados após os shows oficiais do Lençóis Jazz & Blues Festival. Elas ocorrerão todos os dias do festival em Barreirinhas, no Bar Terraço Gourmet (antigo Deck Bistrô), na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).



CIRCUITO SÃO LUÍS- Na capital maranhense, a Praça Maria Aragão volta a servir de palco para o festival, recebendo seis grandes atrações, entre os dias 12 e 13 de agosto. Na SEXTA-FEIRA, dia 12, abre a programação em São Luís, às 20h, o músico Ademir Júnior Quarteto e o saxofonista francês Baptiste Herbin, como convidado especial. Em seguida, apresentar-se-ão Filó Machado e Felipe Machado às 21h15, e Boca Livre, encerrando o primeiro dia, às 22h15. No sábado, dia 13/08, segundo e último dia do festival, será a vez de Ronald Santos e Quarteto, às 20h; de Gilson Peranzetta e Trio, às 21h15; e da cantora Whitney Shay, dos Estados Unidos, que contará com a participação luxuosa de Igor Prado e banda, às 22h15.



Assim como no Circuito Barreirinhas, São Luís também receberá as oficinas, palestras e exposições. Em São Luís, a programação especial será iniciada na QUINTA-FEIRA, dia 11 de agosto, com a OFICINA DE VIOLÃO ministrada por Filó Machado e Felipe Machado (SP), das 16h às 18h, no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa, localizada à Rua da Estrela, 363 - Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Já na sexta-feira, dia 12, será realizada a OFICINA DE MÚSICA E CANTO, apresentada pelo grupo vocal Boca Livre, do Rio de Janeiro. A oficina ocorrerá das 9h30 às 12h, também no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão. De Barreirinhas para São Luís, a exposição fotográfica Música do Olhar expõe o universo da fotografia, também, na capital maranhense, entre os dias 12 e 13 de agosto, na Praça Maria Aragão.



Noite de Lançamento- Depois da apresentação em primeira mão da programação completa da oitava edição do Lençóis Jazz & Blues Festival e de um vídeo com o balanço dos 8 anos de existência do festival, o público pôde conferir aos belíssimos shows de Tássia Campos e Babi Mendes no palco do Teatro Arthur Azevedo. Tássia Campos (MA), que se apresentou com o pianista Rui Mário, abriu a noite misturando ritmos brasileiros com sua inspiração em grandes nomes da música mundial. A cantora Billie Holiday, por exemplo, “deu as caras” em vários momentos do show, mas foi com a cantora maranhense, dona de uma voz suave e delicada, que a diva do jazz foi apresentada, com os versos de Speak Low. Tássia Campos também apresentou um show vintage jazz, que impressionou todo o teatro, levando o público para o ritmo musical característico das décadas de 40, 50 e 60. Da inspiração no jazz norte-americano ao ritmo marcante brasileiro, outros grandes momentos foram interpretados no palco, como a versão sublime de Ladeira da Preguiça, de Elis Regina.“Para mim, o mais importante da música é que ela seja acessível e democrática, que ela alcance o maior número de pessoas possível”, comentou Tássia Campos sobre a proposta do Lençóis Jazz & Blues Festival.



Com a promessa de mostrar ao público de São Luís grandes clássicos do jazz e do blues, Babi Mendes (SP), que se apresentou com o músico Marcelo Carvalho ao piano e na direção musical, o baterista Ronald Nascimento, o guitarra Israel Dantas, o tecladista Renato Serra e o baixista Nema Antunes (que integra a banda do Ivan Lins), garantiu uma noite de nostalgia e de diversas homenagens no palco do TAA. A primeira delas veio logo no início da apresentação, com uma versão impressionante de Saint Louis Blues, de Louis Armstrong – que a cantora escolheu para homenagear São Luís (que, em tradução livre de Saint Louis Blues, fica Blues de São Luís). As homenagens a Louis Armstrong não pararam por aí. Babi Mendes provou que sabe montar um bom repertório e agradar ao público, que recebeu com coros e palmas a versão da paulista para a faixa I Gotta Right To Sing The Blues, também de Armstrong.



Acompanhada pelo quinteto de excelente sincronia, Babi Mendes também apresentou canções marcantes do disco autoral Short Stories, lançando no Brasil, Japão, Estados Unidos e Reino Unido, além de clássicos da cantora Billie Holiday. “Foi uma alegria imensa. Foi maravilhoso. Uma experiência muito boa. Esse festival é maravilhoso e importante para as pessoas, para o estado porque já colocou o Maranhão no circuito nacional de jazz e blues”, comemorou a artista.



Um dos idealizadores do projeto e organizador do festival, Tutuca Viana, revelou que a expectativa é muito boa para edição deste ano. “Estamos com uma equipe muito unida e com patrocinadores satisfeitos. E isso é muito importante. Para esse ano teremos 17 shows, com atrações nacionais e internacionais. Todo mundo quer estar no festival para conferir o melhor da música”, comentou.



Daniele Castro Jansen, moradora e administradora da ONG Pouso Obras Sociais, comentou sobre a parceria com o festival que doou para a entidade cerca de 300 kg de leite em pó trocados por ingressos para o evento de lançamento. “Para a gente, foi uma honra termos sido escolhidos. Atualmente, o projeto trabalha com mais de 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade de bairros da periferia de São Luís”, comemorou.



Sobre a integração entre música e fotografia em 2016, o Presidente do Clube de Fotografia Poesia No Olhar, Márcio Melo, afirmou que é mais um grande passo dado pelo Lençóis Jazz & Blues Festival. “As artes não têm limites. Elas se misturam. A música é sempre uma boa inspiração e oportunidade para o fotógrafo”, disse.



As novidades da 8ª Edição do festival também agradaram aos patrocinadores e aos fãs do jazz e do blues. “A Cemar acreditou no potencial do festival antes mesmo da Lei de Incentivo. E, nesta nova fase, quem patrocina é o povo do Maranhão. O Governo do Estado e a Cemar são agentes deste momento. É um motivo de muito orgulho levar cultura de primeira qualidade para os palcos do Maranhão”, comentou Luíz Cláudio, Executivo de Comunicação e Marketing da Cemar.



Para Caroline Veloso, secretária-adjunta da Lei de Incentivo, da Secretaria de Estado de Turismo do MA(Sectur), a importância do festival está na variedade de atrações. “O festival já está na quarta edição da lei de incentivo. É um evento que já está no calendário do Estado e é uma mistura muito grande. Não são só shows, mas um evento cheio de cultura”, revelou. O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, também comemorou a parceria do TAA na oitava edição do festival. “É sempre um prazer receber um evento deste gênero. Aliar a beleza do festival com o valor arquitetônico do teatro é algo que sempre estaremos buscando”, afirmou. A gestora da Casa d\'Arte, Luzenice Macedo, também gostou dos shows do lançamento e elogiou a programação do festival sintetizando a essência do projeto. “O festival está de parabéns. Essa energia criativa só soma para a cultura do Estado do Maranhão. Valoriza e resgata a cultura local e também forma novas plateias”, afirmou.



O VIII Lençóis Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma e do governo do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte e os apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Maranhão, das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur, TV Mirante, TV Ufma, Cantinho Doce, Escola Lilah Lisboa, Rota das Trilhas, Foto Clube Poesia no Olhar, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Solar das Gaivotas, do Riacho, Pousada Paraíso dos Guarás, Pousada do Rio, Pousada Buriti, Pousada Beira Rio, Pousada Lins, do Gran Solare Lençóis Resort e dos restaurantes Terraço Gourmet e Zaitun.



Vivo Transforma

A oitava edição do Lençóis Jazz e Blues Festival tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a conexão entre as pessoas e a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, com foco em transformação social por meio do ensino da música, da revelação de novos talentos e da valorização da cultura nacional.



O Lençóis Jazz e Blues Festival em Números

Estima-se que cerca de 56 mil espectadores já tenham participado do Lençóis Jazz e Blues Festival, que ao longo de sua história, gerou mais de 150 empregos diretos e indiretos para músicos, cantores, técnicos de luz, de som, produtores, diretores de palco, fotógrafos, jornalistas e oficineiros. A expectativa dos organizadores para 2016 é de que o público do festival seja de cerca de 16 mil pessoas. Gente de todas as idades e de várias partes do mundo que, além de curtir a vasta programação cultural poderá conhecer as belezas naturais, culturais e históricas dos principais destinos turísticos maranhenses.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: