Geral

Lançada campanha de aniversário de Teresina; mulheres são as protagonistas da homenagem

Terça - 08/08/2017 às 17:08



Foto: Cintia Lucas Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho

A prefeitura de Teresina lançou nesta terça-feira, 8, a campanha dos 165 anos da capital. Este ano, a campanha será temática e as mulheres serão as grandes homenageadas. Com o tema: “Uma cidade feita por elas”, o prefeito Firmino Filho reuniu o secretariado, imprensa e algumas mulheres que serão homenageadas na campanha no Cinema do Shopping Rio Poty.

“Teresina completa 165 anos e é um momento em que olhamos para trás e agradecemos a Deus por toda a caminhada realizada. A cidade é fruto do nosso trabalho, da nossa luta, da nossa geração e de outras gerações. Ela pode ter seus defeitos, suas limitações, mas ela é nossa, é minha, é sua. É um momento importante para se olhar para frente, falar do futuro, falar do que virá”, disse o prefeito.

A programação consta com várias inaugurações, principalmente na área social, com algumas obras em Centros de Referência à Saúde (CRAS), academias e ainda rodas de discussão em relação aos problemas que mais afligem as mulheres, como a violência, por exemplo.  

Também estão incluídos na programação o festival de música Teresina é Pop, Festival de Flores de Holambra, eventos esportivos como a Volta da Frei e o Jogos da Cidade de Teresina, além de outro voltado para os amantes dos games, que é a Virada Geek, o Cultura Negra Estaiada na Ponte, sessão solene na Câmara Municipal, o "Se essa rua fosse minha", a mostra Inthegra Mulher, o colóquio Vozes: Rompendo o Silêncio da Violência Contra a Mulher e diversos outros eventos.

O secretário municipal de Comunicação, Fernando Said, disse que a homenagem às mulheres é uma forma de se aproximar da população. "Poderíamos ter feito uma campanha baseada nas obras, que são muitas, mas preferimos homenagear o nosso povo", destaca.

Secretário de Comunicação Fernando Said  Secretário de Comunicação de Teresina, Fernando Said (Foto: Cintia Lucas)

A campanha traz para o centro da discussão o respeito às mulheres e às diferenças, e a necessidade de construir uma sociedade cada vez mais igualitária e justa. Segundo Firmino Filho, Teresina nasceu de uma homenagem a uma mulher e segue alicerçada pela força feminina. 

"Nesse aniversário temos uma deliciosa e querida especificidade. Estamos iniciando, acredito eu, uma boa tradição, de fazer uma celebração temática do nosso aniversário e iniciamos com pé direito, fazendo homenagem às mulheres. Teresina já nasceu homenageando uma mulher. Uma Teresa, uma Teresinha. Nosso nome Teresina não é uma mistura de Teresa com Cristina. É o diminutivo de Teresa no dialeto da região norte da Itália. Nossa princesa que veio o Brasil era napolitana, e era Teresa, era baixinha, era Teresinha", disse. 

Firmino destacou ainda o protagonismo das mulheres na luta por qualidade de vida, pelo desenvolvimento da cidade e por uma Teresina melhor para seus filhos. "Na hora da luta pela posse da terra, pela água, pela creche, pela escola, pelo calçamento, pela unidade básica, por melhores condições de vida. Sabemos que os homens muitas vezes falham com a família, com as comunidades. Mas as mulheres não. É por isso que eu acho que a mulher é a verdadeira pilastra da família", afirmou.

Na TV, rádios, outdoors, jornais, revistas e na internet, algumas personagens femininas mostram, com suas trajetórias, como Teresina evolui para uma sociedade mais moderna e dinâmica, que cresce com as mulheres à frente de novas conquistas.

Auditório lotado o lançamento do aniversário de Teresina

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: