Educação

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira (19)

Para se inscrever é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos
Fonte: Brasil Escola | Editor: Redação 19/02/2018 09:05
Fies FiesFoto: Paulo Brandão

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2018 serão abertas nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Segundo o Edital do programa, os interessados poderão se inscrever até dia 28 seguinte pela internet.

Acesse a página do FIES

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e do grupo familiar. Além disso, será necessário definir o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

O estudante deverá indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e poderá alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Quem pode se inscrever?

Podem pleitear o financiamento aqueles estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010. Será necessário comprovar com média acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de P-FIES.

Resultado e vagas

A expectativa do governo é oferecer 310 mil novas vagas, sendo 100 mil delas a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar. O resultado deve ser publicado no dia 5 de março, em chamada única, com prazo entre os dias 6 e 30 do mesmo mês para a Lista de Espera do FIES. No caso dos estudantes inscritos pelo P-FIES a relação de selecionados deve ser publicada no dia 12 seguinte e não haverá Lista de Espera.

Os selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foi convocado em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Novo FIES

No final de 2017, o governo anunciou algumas mudanças no FIES, entre elas a criação três faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Veja os detalhes de cada uma:

FIES 1 - Fundo Garantidor

- 100 mil vagas para todo o Brasil;

- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;

- Juros zero com correção da inflação;

- Prestações de, no máximo, 10% da renda familiar;

- Renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

FIES 2 - Regional

- 150 mil vagas para Centro-Oeste, Nordeste e Norte;

- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte;

-Taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento;

- Renda familiar mensal de até cinco salários-mínimos por pessoa.

FIES 3 - Desenvolvimento

- 60 mil vagas, com possibilidade de aumento para 80 mil;

- Fonte de recurso: BNDES e fundos de desenvolvimento regionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte;

- Taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento;

- Renda familiar mensal de até cinco salários-mínimos por pessoa.

Outra mudança adotada no programa foi o estabelecimento de critérios para a manutenção do subsídio.

Comentários