Política

Índios da tribo Tabajaras pedem ajuda à senadora Regina Sousa

Representantes da tribo Tabajara Ypi se reuniram com a senadora Regina Sousa para solicitar ajuda p

Segunda - 26/10/2015 às 20:10



Foto: Agência Senado Senadora Regina Sousa (PT-PI)
Senadora Regina Sousa (PT-PI)

Representantes da tribo Tabajara Ypi se reuniram com a senadora Regina Sousa para solicitar ajuda para resolver a crise hídrica na tribo com 75 pessoas, no município de Piripiri, a 164 km de Teresina. Eles também pediram apoio para a regularização das terras e do sistema de saúde e para a instalação de uma escola indígena na comunidade Canto da Várzea.

O cacique José Guilherme contou que as pessoas precisam andar 5 km para conseguir água na localidade Cajazeiras. E por isso pediram apoio da senadora para a perfuração de poços na localidade em que residem as 11 famílias indígenas.

Outro problema dos índios é que não há Unidade Básica de Saúde para atendê-los e por isso precisam que o serviço de saúde seja regularizado. O indigenista e funcionário da Fundação Nacional do Índio, Romeu Tavares explicou que os índios não tem condições financeira para buscarem atendimento médico nas cidades.

Sandra Miranda, representante da tribo, pediu apoio para a regularização das terras em que moram para que as famílias possam cultivar a terra sem a preocupação em ter que sair. E informou que no Piauí tem cerca de 20 mil índios espalhados por alguns municípios, como Piripiri e Queimada Nova. E pediu apoio para a instalação de uma escola indígena na localidade para que as crianças sejam educadas com base nos costumes indígenas.

A senadora Regina Sousa informou que vai encaminhar as solicitações dos índios aos órgãos competentes, como a Fundação Nacional de Saúde para resolver o problema da falta de água com a perfuração de poços. E informou que levará ao ministro da Saúde, Marcelo Castro a solicitação para a construção de Unidade Básica de Saúde. E também irá encaminhar a situação sobre as terras para o diretor do Instituto de Terras do Piauí, José Osmar Alves. E a reivindicação da escola será encaminhada para a Secretaria da Educação do Estado.

Fonte: Assesssoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: