Saúde

III Simpósio de Doenças Cerebrovasculares encerra Semana de Combate ao AVC

Diagnósticos, avanços no tratamento, tipos de prevenção, AVC em situações especiais e a atuação multiprofissional foram os temas discutidos no III Simpósio

Sábado - 21/10/2017 às 22:10



Foto: Ascom Ceir III Simpósio de Doenças Cerebrovasculares
III Simpósio de Doenças Cerebrovasculares

O segundo dia de palestras do III Simpósio de Doenças Cerebrovasculares – AVC em Foco encerrou, neste sábado (21), a Semana de Combate ao AVC, contando com 13 palestras ministradas por funcionários do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e especialistas renomados em tratamento de Acidente Vascular Cerebral no país. 

Diagnósticos, avanços no tratamento, tipos de prevenção, AVC em situações especiais e a atuação multiprofissional foram os temas discutidos no III Simpósio de AVC. O evento científico contou; ainda, na sexta-feira (20), com uma Conferência Magna de abertura. 

Estudantes e especialistas na área puderam tirar dúvidas e entender sobre novas formas de tratamento, medidas que devem ser tomadas para melhorar os resultados de tratamentos e formas de ajudar pessoas que passaram por algum tipo de AVC.

III Simpósio de Doenças Cerebrovasculares

A Campanha de Combate ao AVC começou na segunda-feira (16) com a Exposição Fotográfica: “Vidas com AVC”, seguindo durante a semana com palestras sobre prevenção e tratamentos contra o AVC, além do I Bike Pela Vida, onde os participantes pedalaram contra o AVC, da sede do Ceir ao Parque Potycabana, contando, ainda, com aula de zumba ao final do percurso.

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e, atualmente, seis milhões de sobreviventes de AVC vivem com incapacidade permanente. Uma em cada seis pessoas terão AVC durante a vida. Uma das principais causas de tratamento no Centro Integrado de Reabilitação é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), ultrapassando o número de atendimentos por vítimas de acidente de trânsito.

 “A campanha tem a intenção de alertar a população que o AVC é tratável e que existe inúmeras formas de prevenir. Muitas pessoas morrem em decorrência de uma doença que pode ser prevenida apenas por não saber como e o que fazer. Pensando nisso, resolvemos promover um debate e trocar conhecimentos com especialistas sobre o assunto. Sinto que o Simpósio trouxe, mais uma vez, novidades que irão ajudar no tratamento e prevenção”, conclui o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar.

A Campanha de Combate ao AVC é organizada pela Associação Reabilitar, entidade que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), e o Projeto Pense Bem AVC.  As palestras de prevenção e tratamento também ocorreram nas cidades de Madeiro e Luzilândia.

Fonte: Ascom Ceir

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: