Saúde

I Semana de Prevenção ao Suicídio acontecerá na UBS Cecy Fortes

A abertura do evento será às 16h do dia 25 de setembro

Quinta - 21/09/2017 às 11:09



Foto: Jornal A Verdade Suicídio
Suicídio

A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Local de Saúde Cecy Fortes, realizará a I Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, de 25 a 29 de setembro, na Unidade Básica de Saúde Cecy Fortes, localizada na Avenida Jacob Almendra, 620, bairro Porenquanto, zona Norte.

“Queremos mobilizar toda a comunidade para que possamos falar mais sobre a temática suicídio. Para que todos saibam onde serem atendidos em caso de ideação suicida, como agir com a pessoa que tem esse tipo de ideação. Vamos formar uma rede de cuidados. Esse é apenas o ponta pé inicial para outras ações em prol disso”, fala Rômulo Stefanno, coordenador do Conselho Local de Saúde Cecy Fortes.

O evento, que acontece em Setembro, mês de prevenção ao suicídio, objetiva alertar e dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Setembro Amarelo é uma campanha para a sociedade e por isso conta com a participação de todos.   

A abertura da I Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio no Cecy Fortes será às 16h do dia 25 de setembro, com a palestra “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio” realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). No dia 26, às 9h, outra palestra acontecerá na UBS Cecy Fortes, desta vez com a temática “Lutar pela vida é melhor!”, ministrada por representante do Instituto Eurípedes Barsanulfo.

Às 16h do dia 27 o mesmo Instituto Eurípedes Barsanullfo abordará o tema “Sinais e sintomas das pessoas em situação de risco para o suicídio” na UBS Cecy Fortes. No dia 28, às 10h e também às 16h, Vânia Reis, do projeto Caminhos, coordenará roda de conversa com alunos da Escola Estadual Matias Olímpio, na própria unidade escolar, cuja temática é “Ame-se! Sua vida tem valor”.

O PROVIDA, ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida, também participará da I Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio do Cecy Fortes. No dia 29 de setembro o PROVIDA ministra palestra, às 9h, com a temática “Prevenção ao suicídio: uma tarefa de muitas mãos”, aos funcionários da UBS Cecy Fortes. Também no dia 29, às 16h, os funcionários da UBS Cecy Fortes receberão atualização sobre a Rede de Atenção Psicossocial do município.  

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: