Saúde

HUT realiza mais de 483 mil exames laboratoriais

Todos os exames são revisados em lâmina por um farmacêutico-bioquímico

Quinta - 09/02/2017 às 17:02



Foto: Reprodução/Google HUT
HUT

O laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) faz por mês uma média de 40 mil exames. Apenas em 2016 foram realizados 483.172 exames, 13,7% a mais que no ano anterior.  Equipado com aparelhos automatizados e interfaceados o laboratório dispõe de 54 tipos de exames que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.

Entre os exames de urgência mais comuns e mais requisitados no HUT se destacam o hemograma com uma média de 4.500 por mês, as dosagens de potássio com 3.700 e dosagens de sódio com 3.600. Por ser um hospital de urgência o laboratório do HUT mantém uma rotina bastante intensa e com tempo de resposta de até duas horas. “Um paciente classificado com a cor vermelha, que é considerado emergência e, portanto tem prioridade no atendimento, o exame é liberado em até 20 minutos. Além disso, temos as rotinas com os pacientes internados nas clínicas com coletas manhã e tarde e das UTI´s todas as manhãs”, explicou o gerente do Laboratório, Giancarlo Marques. 

Giancarlo explicou ainda que todos os exames são revisados em lâmina no microscópio pelo farmacêutico-bioquímico de plantão e que isso garante a qualidade dos resultados. “Fazemos testes diariamente em nossos equipamentos e conferimos os resultados de todos os exames. A vida dos nossos clientes depende do resultado do nosso trabalho”, destacou.

O cardiologista e gerente do pronto atendimento do HUT, Dr. Nagele Lima, disse que para casos mais específicos como, por exemplo, uma suspeita de infarto do miocárdio ou outra lesão cardíaca, o HUT realiza a dosagem da troponina. “Quando um paciente entra no pronto socorro com dor no peito e suspeita de infarto a dosagem da troponina é um dos mais importantes exames de sangue para definir se ocorreu ou não o infarto. Quanto maior o seu valor, maior é a extensão do infarto. É preciso ressaltar que os valores das troponinas podem estar normais nas primeiras horas do início do infarto e que mediante uma grande suspeita, o paciente permanece internado e depois de algumas horas e exame deve ser repetido”, disse.

O laboratório do HUT funciona 24 horas por dia e dispõe de três bioquímicos e seis técnicos de laboratório em cada plantão de 12 horas. Em 2015 foram realizados 425.099 exames. Por mês o Hospital atende uma média de seis mil pessoas e realiza mais de 1.200 cirurgias.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: