Cidade

HUT atendeu mais de 9 mil acidentes de trânsito; motociclistas são as maiores vítimas

Dados foram apresentados durante palestra nesta terça

Terça - 20/09/2016 às 15:09



Foto: www.teresinafm.com.br Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

Os acidentes de trânsito foram responsáveis por 9.382 vítimas que forma atendidas no Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Entre eles, 7.812 foram de pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas, o que representa 83% dos atendimentos de acidentes de trânsito e ainda na primeira colocação entre os motivos de procura do hospital.

Esses dados foram apresentados numa palestra, realizada pelo diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, hoje, 20, como parte da programação da Semana do Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran).

Durante a apresentação, o diretor chamou atenção para o número de vítimas com idades entre 21 e 40 anos, que representam 58% dos acidentados com motocicleta. “Essas pessoas estão no auge da vida profissional e econômica. A grande maioria tem a responsabilidade de sustentar uma família. São transtornos que modificam completamente a rotina de familiares e amigos, gerando grandes despesas e, consequentemente, dificuldades financeiras”, explicou Gilberto.

Outro ponto destacado na palestra foi o aumento da gravidade dos acidentes de trânsito.  Ainda segundo o diretor, isso tem aumentado, substancialmente, a quantidade de cirurgias no HUT e elevado o tempo de internação e sequelas graves entre as vítimas.

“Como o nosso mercado está disponibilizando máquinas cada vez mais velozes, os acidentes estão se tornando ainda mais graves, com sequelas para a vida toda. Isso gera uma superlotação nos hospitais e um aumento nas despesas. Estamos batendo recordes de cirurgias, com uma média de 1.300 por mês”, comenta.

As cirurgias ortopédicas representam 58% do total de cirurgias realizadas no HUT mensalmente. Ocupando o primeiro lugar dentre as especialidades cirúrgicas realizadas no Hospital, com uma média de 800 cirurgias por mês, em que mais de 50% são casos de pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

Em segundo lugar vem a cirurgia geral com uma média de 250 cirurgias/ mês e em terceiro a cirurgia vascular com uma média de 90 por mês. Apenas este ano o HUT já realizou 10.629 cirurgias, batendo um novo recorde em agosto, com 1.415 cirurgias.

Fonte: Ascom HUT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: