Saúde

Hospital do Parque Piauí promove atividade de combate ao tabagismo

Programa de combate ao tabagismo do Hospital do Parque Piauí existe desde julho de 2010

Quarta - 06/06/2018 às 17:06



Foto: Reprodução Cigarro
Cigarro

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, o Hospital do Parque Piauí promove nesta quinta-feira (07), às 8h, uma manhã de conscientização sobre os males do cigarro. O hospital mantém há oito anos o programa de combate ao tabagismo, que já ajudou mais de 400 pessoas a abandonarem o vício.

Com o tema “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!", a atividade contará com palestras sobre doenças cardiovasculares relacionadas ao fumo e técnicas para viver bem sem o vício. “Será um SPA da saúde, onde serão ensinadas técnicas de relaxamento para que eles consigam controlar a ansiedade e assim evitarem fumar, pois muitos dos pacientes tabagistas são ansiosos”, explica a assistente social Alba Valéria, técnica do programa.

O programa de combate ao tabagismo do Hospital do Parque Piauí existe desde julho de 2010. Ele trabalha com grupos de 10 a 15 pessoas, que passam por um tratamento terapêutico e medicamentoso com duração total de um ano. “No primeiro mês, são realizados 04 encontros semanais com objetivo de promover a cessação do tabagismo. Em seguida dois encontros quinzenais e 10 mensais com objetivo de prevenir recaídas ou tratá-las caso aconteçam, para que se mantenham sem fumar”, afirma Alba Valéria.

Os participantes contam com apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por duas assistentes sociais, uma psicopedagoga e psicanalista, uma nutricionista e um médico de apoio. Os interessados em ingressar no tratamento devem dirigir-se à sala do serviço social do Hospital do Parque Piauí que funciona de segunda a sexta das 07:00h às 18:00h.

Dados

Desde 2010 até Maio de 2018 foram realizadas 1108 inscrições para ingresso no programa de tabagismo, por demanda espontânea. 668 pessoas ingressaram definitivamente no tratamento, das quais 419 conseguiram parar com o vício – um total de 63%. Foram formados 46 grupos, dos quais 43 já concluíram o tratamento. Atualmente, 35 pacientes estão em tratamento, distribuídos em 03 grupos. Em média de cada 10 pacientes, 6 conseguem parar de fumar com apoio do tratamento.

As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras de 08h às 10h e a tarde de 15h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: