Municípios

Hospital de Parnaíba atendeu a média de 8 mil pacientes por mês em 2017

Os indicadores apontam ainda que, em todos os setores da urgência, a meta de atendimento foi superada em mais de 11%.

Quarta - 28/02/2018 às 13:02



Foto: Paulo Barros Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde

Dados apresentados pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, durante audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, realizada nessa terça-feira (27), comprovam a resolutividade da unidade hospitalar e ainda o número expressivo de atendimentos em 2017: foram mais de 8 mil pacientes atendidos, em média, ao mês. 

Os indicadores apontam ainda que, em todos os setores da urgência, a meta de atendimento foi superada em mais de 11%, seja em internação, seja no pronto atendimento. Por exemplo, a meta para as internações ambulatoriais era de 20.935 atendimentos, mês. O quantitativo foi de 23.678, mensalmente, em média, com atendimentos que envolvem desde a consulta à realização de exames, como raios X, tomografia e procedimentos, como pequenas cirurgias.

A implantação da neurocirurgia, em março de 2017, permitiu um impacto positivo na assistência em alta complexidade, o que diminui, de forma significativa, as transferências para Teresina. Com isso, o paciente vítima de traumas crânio-encefálicos ou AVC tem garantida a assistência no Heda. 

Apesar de ser um hospital porta-aberta para atendimentos de média e alta complexidade, mais de 60% dos atendimentos se referem aos cuidados básicos, classificados como pouco urgente e não urgente, que deveriam ser feitos em unidades básicas de saúde. Os 40% foram classificados como urgente, muito urgente e emergência. “Adequamos as necessidades do paciente ao fluxo do hospital, para que todos possam ser atendidos”, afirma Adrizia Fontenele, diretora do hospital.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: