Saúde

HGV realiza mutirões de cirurgias de hérnia e catarata neste sábado (18)

Nesses primeiros meses de 2017, 300 pacientes foram atendidos nos 10 mutirões.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 17/03/2017 11:24
HGV HGVFoto: Ascom/HGV

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (18), dois mutirões cirúrgicos simultâneos nas especialidades de cirurgia geral, que beneficiará 25 pessoas com procedimentos de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical, além de colecistectomias (retirada da vesícula biliar); e oftalmologia, atendendendo 23 pacientes, sendo 16 mulheres e 7 homens, para tratamento de catarata senil.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, destaca que os mutirões têm alcançado resultados positivos. “Ampliamos o número de cirurgias e, assim, reduzimos a fila de espera, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Fechamos 2016 com 1.500 pessoas beneficiadas em diferentes especialidades médicas. Já em 2017, somente nesses primeiros meses, 300 pacientes foram atendidos nos dez mutirões realizados até agora", ressalta a diretora.

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, explica que as hérnias se caracterizam pelo inchaço no local e que podem causar dor e desconforto. "Os mutirões ajudam a diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico. Agilizar a realização dessas cirurgias é proporcionar a esses pacientes o retorno a uma vida normal", completa o médico.

Na área de oftalmologia, todas as cirurgias programadas são para tratamento da catarata senil, que é o embaçamento da parte do olho chamada cristalino. O único tratamento é o cirúrgico, onde o cristalino é substituído por lentes. Não há necessidade de internação do paciente.

O mutirão de cirurgia geral terá a participação dos cirurgiões Hamilton Fontes, Carlos Renato e Francisco Cavalcante. No de oftalmologia, os cirurgiões Herculano Carvalho e Namir Clementino, além de médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Comentários

Matérias Relacionadas