Saúde

Grávida dança Anitta para facilitar o parto em Floriano

Com a dança, Shanaya esqueceu por um tempinho as dores e contrações

Terça - 13/02/2018 às 18:02



Foto: Divulgação Edward Lorenzo com os pais
Edward Lorenzo com os pais

Horas antes de vir ao mundo, o recém-nascido Edward Lourenzo botou a mamãe Shanaya Pereira, 18 anos, para dançar o hit “Paradinha” da cantora Anitta no Centro de Parto Normal (CPN), do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. O pai Edmundo Almeida também entrou no ritmo. A dança vem sendo adotada no pré-parto para auxiliar no parto normal, pois ajuda na dilatação e facilita a expulsão do bebê.

Edward nasceu nas primeiras horas de segunda-feira (12) e veio com 3,360kg e 50cm. “É como se a angústia dela fosse a minha também. Como o hospital disse que eu poderia participar, não dava para ficar parado, só esperando! Fui lá e dancei também, acompanhando cada instante", conta o pai.

Com a dança Shanaya esqueceu por um tempinho as dores e contrações, dançou, ficou paradinha, dançou de novo e fez uma forcinha para dançar até o chão, sempre acompanhada de Edmundo. “Foi tudo rápido, seguro pra gente e pro bebê. Eu nunca imaginei e nem ela que seria assim. Mulheres dançando para acelerar o parto, é algo novo e é bom. A gente pensava que (o parto) fosse como antigamente”, relata, emocionado. A avó materna, dona Doralice Pereira, também acompanhou a filha em todos os momentos.

A dança, além de melhorar as condições físicas da mulher, ajuda no encaixe do bebê, melhora as dilatações, o que facilita a expulsão do bebê, sem a necessidade de medicamentos, como explica a coordenadora do CPN, a enfermeira obstetra Luíza Eugênia Mendes. “Todos os nossos partos estão nos padrões preconizados pela Rede Cegonha, onde as boas práticas obstétricas, em especial os métodos não farmacológicos para alívio da dor, são adotadas aqui, no Hospital de Floriano”.

O CPN foi aberto em julho de 2017 e de lá para cá, já foram 320 partos realizados, de forma humanizada e acompanhada por multiprofissionais, especialmente enfermeiros obstetras e fisioterapeutas. Bolas, camas PPP(pré e pós-parto), banheiras e outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fiz, cavalinho e arco de suporte.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: