Polícia

Governo ampliará atendimento a dependente químico

tratamento oferecido gratuitamente pela instituição deve ganhar nos próximos meses um reforço

Sexta - 08/07/2016 às 13:07



Há 22 anos, lutar contra a dependência química é a meta da Fazenda da Paz. O tratamento oferecido gratuitamente pela instituição deve ganhar nos próximos meses um reforço a mais, em nível de estado. 

Apos uma reunião entre o coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa; o comandante-geral da Polícia Militar, cel. Carlos Augusto Souza; e o coordenador estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, ficou acertado que novas vagas devem ser abertas para tratamento de usuários de drogas que cometem pequenos delitos.

“A intenção é ampliar as vagas para o tratamento de pessoas que cometem furtos, que roubam para se drogar e, consequentemente, quando estão no sistema prisional, não conseguem ter uma recuperação adequada. Por isso, queremos ampliar nossas vagas para atender a esse público e isso só será possível com o apoio do Governo do Estado”, explica Célio Barbosa.

Atualmente, os serviços voltados para os farmacodependentes estão presentes em cinco comunidades terapêuticas da Fazenda da Paz. Ao todo, cerca de 175 homens estão passando pelo tratamento terapêutico nas cinco unidades.

De acordo com o cel. Carlos Augusto Souza, esta ampliação ao tratamento para dependentes químicos é uma importante ferramenta no combate à violência existente em todo o país.

“Em muitas das nossas ocorrências, o indivíduo cometeu algum delito para sustentar o vício, o problema ultrapassa as questões da saúde e implica também na percepção dos problemas da segurança pública. Por isso, estamos ajustando os detalhes a fim de concretizar, o mais breve possível, esta importante parceria”, comenta o comandante.

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) é responsável por manter dezenas de convênios com as instituições terapêuticas de todo o estado. O coordenador Sâmio Falcão afirma que, mesmo com poucos recursos, esta parceria deverá ser implantada ainda este segundo semestre. “Nós e a Fazenda da Paz já temos parcerias importantes e a ampliação desse tratamento para essas pessoas que cometem pequenos delitos será mais uma vitória na luta contra as drogas em nosso estado”, destacou Sâmio.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: