Política

Governadores do NE discutem plano de segurança em Teresina

O encontro acontece no Espaço Coco Bambu

Terça - 06/03/2018 às 14:03



Foto: Thiago Luís Encontro de Governadores do Nordeste
Encontro de Governadores do Nordeste

Os governadores do Nordeste estão reunidos em Teresina, no Espaço Coco Bambu, zona Leste, onde discutem a implantação de uma operação nacional de segurança pública e analisam a criação de um fundo nacional para a área. O evento teve inicio às 8h e deve se estender até meio-dia.

No final do encontro será produzida a Carta de Teresina, documento em que os governadores vão expor as  propostas que serão apresentadas ao governo federal.

Encontro de Governadores do Nordeste

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), sugeriu que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pague a conta da integração de todos os Estados.

Para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o policiamento nas fronteiras dos estados do Nordeste precisa ser reforçado para impedir a entrada de armas e drogas, que contribuem com o aumento da criminalidade.

“A pauta de segurança pública nunca existiu, o Brasil nunca discutiu nacionalmente a segurança pública, agora estamos aqui. Quanto mais pobre é o Estado, mais pobre a nação, maior é a criminalidade. Finalmente o Brasil acordou! Precisou acontecer três rebeliões no RN, a chacina no Ceará, entre outros, precisou virar tema nacional para começar uma preocupação pela segurança pública nacional. Enquanto a União não cuidou da segurança pública, as facções cresceram. As fronteiras ficaram abertas por falta de policial, entrando armas e drogas no Brasil”, comenta o governador Ricardo Coutinho (PSD-PB).

Encontro de Governadores do Nordeste

Entre as pautas mais discutidas no Fórum se destacam: 1 – A Situação diagnóstica do crime que se expandiu de forma organizada do local, estadual, nacional e agora internacional; 2. Estratégia para a ação conjunta dos nove Estados do Nordeste e Governo Federal envolvendo os respectivos municípios com todas as forças integradas; 3. A importância da criação de um Fundo e um Sistema Nacional de Segurança Pública; 4. Formas de avaliação do sistema.

Participam do encontro o governador Camilo Santana (PT-CE), Flávio Dino (PC do B - MA), Paulo Câmara (PSB-PE), Renan Filho (PSD-AL), Rui Costa (PT-BA), Ricardo Coutinho (PSD-PB), Robinson Faria (PSD-RN) e Wellington Dias (PT-PI).

Os representantes da Segurança Pública do Piauí, o secretário Fábio Abreu, e o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto Viana, participam do encontro.

Aguarde mais informações

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: