Municípios

Governador autoriza licitação para a construção da Barragem da Onça

Adutora fica localizada entre os municípios de Fronteiras e São Julião.

Terça - 22/08/2017 às 12:08



Foto: Jorge Bastos Audiência com o coordenador de Recursos Hídricos, Paulo Roberto
Audiência com o coordenador de Recursos Hídricos, Paulo Roberto

O governador Wellington Dias recebeu, nesta segunda-feira (21), o coordenador estadual de Recursos Hídricos, Paulo Roberto. Em pauta, ações estratégicas para o desenvolvimento de projetos de distribuição de água, em especial a região do Semiárido.

No encontro, o governador autorizou a licitação da Adutora da Onça, no Semiárido piauiense, entre as cidades de Fronteiras e São Julião. Tão logo os demais projetos ficarem prontos, Wellington deve definir a ordem de execução das obras e a fonte dos recursos.

Dentre as necessidades que se destacam naquela região, estão a construção da Adutora do Jenipapo, em São João do Piauí. A bancada piauiense na Câmara Federal tem interesse em apoiar o desenvolvimento da obra. Outra iniciativa de destaque é a Adutora Algodões II, na região do municipio de Curimatá e Júlio Borges. Uma área onde o abastecimento d'água deve ser tratado como emergencial.

"Com os projetos prontos, nós temos dois caminhos: um com recursos do governo federal, e aí já tem algum desses projetos que tem rubricas, tem saldos e a bancada pretende priorizar. Nós também temos um contrato com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) em negociação, além de poder custear as obras com recursos do Tesouro do Estado", explica Dias.

"Nós estamos priorizando a área do Semiárido, mas também, em consonancia com a bancada federal, estamos trabalhando alguns projetos estratégicos que possam garantir segurança hídrica para o estado", conclui Paulo Roberto. 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: