Geral

Governador acompanha votação de contrato com Banco Mundial

Piauí Recursos W.Dias CAE Bird

Terça - 12/04/2016 às 15:04



Foto: Marcelo Cardoso Governador Wellington Dias.
Governador Wellington Dias.
O governador Wellington Dias e o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, estão em Brasília, onde acompanham reunião na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, cuja pauta em apreciação é a autorização de operação de crédito entre o Governo do Estado do Piauí e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Os recursos serão destinados ao financiamento parcial do projeto "Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social". De acordo com o secretário do Planejamento, os US$ 320 milhões, referentes às duas operações de crédito, serão investidos em 10 programas de 12 órgãos e ainda em ações estratégicas do governo. “Esses recursos serão usados em políticas de desenvolvimento que vão melhorar a vida da nossa população”, explica o gestor.

Os recursos são referentes às duas operações: a DPL e a IPF. Os projetos serão implantados pelo governo nos próximos quatro anos. O Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social (IPF) é no valor de US$120 milhões, valor a ser investido na realização de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, inclusão produtiva, desenvolvimento rural, recursos hídricos, políticas de gênero. Já, o DPL é voltado para investimento em ações estratégicas do Estado.

Antônio Neto destaca a importância da operação de crédito lembrando que equipes do Banco Mundial estiveram em missões no Piauí como objetivo preparar os órgãos envolvidos para execução dos programas, inclusive, realizando cursos de capacitação: “Eles já vieram para preparar os órgãos na parte técnica para quando houver o desembolso possamos ter uma boa execução desses programas”, reforça o secretário.

Após a aprovação na CAE, o projeto segue para votação no plenário do Senado e volta para assinatura do ministro da Fazenda. Depois de assinado pelo ministro, o contrato é então assinado com o banco.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: