Ciência & Tecnologia

Google sugere música de acordo com a localidade dos usuários

Ferramenta vai construir playlists temáticas de acordo com o ambiente

Segunda - 14/11/2016 às 15:11



Foto: Ramon Kayo Música
Música

A partir desta segunda-feira (14), o Google Play Música vai passar a sugerir músicas de acordo com a localidade dos seus usuários, seja no trabalho, academia ou na biblioteca. 

Segundo o G1, a plataforma passará a recomendar playlists baseadas no gosto pessoal e nas músicas temáticas que o usuário mais escolhe. Como, por exemplo, “para malhar”, “para trabalhar”, entre outras. 

Alguns concorrentes já apresentam este tipo de serviço, como o Spotify e a Apple Música, só que o serviço oferecido pela Google vai passar a detectar em qual ambiente o usuário está para construir playlists temáticas. 

O aplicativo também vai indicar canções baseadas no clima e na temperatura. Desta forma, o usuário vai poder curtir, por exemplo, uma playlist para um dia chuvoso, ou bem ensolarado. 

Dois processos estão envolvidos nesta novidade: primeiro, os comportamentos dos usuários são captados por um sistema de “aprendizado de máquina” (machine learning), uma tecnologia programada para antecipar ações. E o segundo processo envolve uma equipe de curadores da Google que produz as playlists de acordo com cada ambiente e atividade. 

Essa novidade está disponível para os sistemas iOS e Android.  No Brasil, o uso limitado é gratuito, mas, para uma experiência mais ampla, o serviço custa R$ 14,90 por mês.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: