Ciência & Tecnologia

Google corrige erro na segurança do Wi-Fi do Android

Erro permite que dados trocados entre dispositivos dentro de uma mesma rede sejam interceptados

Quinta - 09/11/2017 às 11:11



Foto: Reprodução Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Uma nova atualização do sistema operacional Android disponibilizada pelo Google nesta semana corrige a falha na segurança do Wi-Fi. O erro, denominado de KRACK, permitia que os dados trocados entre os dispositivos dentro de uma mesma rede fossem interceptados.

A princípio, apenas os modelos Pixel e os que recebem a atualização direto do Google vão ser atualizados. Isto porque as empresas fabricantes precisam lançar a correção no protocolo WPA2 para os seus aparelhos, explica o "TechTudo".

Descoberta em outubro por pesquisadores da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, a falha foi imediatamente informada aos fabricantes com dispositivos Wi-Fi, que buscaram a solução.

A Microsoft foi a primeira a disponibilizar uma correção para as versões a partir do Windows 7 no dia 10 de outubro. Dispositivos da Apple só foram atualizados na semana passada.

Afinal, qual é o risco?

No momento em que dois dispositivos se conectam a uma rede Wi-Fi com WPA2, é criada uma chave criptografada única. Essa criptografia pode ser quebrada e dados podem ser trocados pela rede.

Apesar de não ter sido registrado nenhum ataque que se aproveitasse dessa brecha, a recomendação é para que os usuários tomem alguns cuidados, utilizando VPN e sites com protocolo Https, por exemplo.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: