Olhe Direito!

Olhe Direito!

Geriatra piauiense faz campanha contra excessos de medicamentos para i

Quinta - 28/01/2016 às 22:01



Foto: Luiz Brandão O geriatra Wesley Damásio Faz campanha contra medicação excessiva
O geriatra Wesley Damásio Faz campanha contra medicação excessiva
O jovem médico piauiense Wesley Damásio é um geriatra daqueles que devem servir de exemplo para sua categoria. Em sua página no Facebbok e por onde passa faz uma campanha que merece o aplauso de todos: é contra a prescrição indiscriminada de vários medicamentos de uso contínuo que considera evitáveis, principalmente vários prescritos para idosos.

O geriatra Wesley Damásio segue uma corrente mundial de especilistas - crescente a cada dia - e que se poisciona contra a prescrição de muitos medicamentos para um mesmo peciente. Ele alerta para todos seus paciente e não paciente que não façam uso continuo de drogas como Lorax, Somalium, Diazepam, Apraz e tantos outros.

Wesley não é contra laboratórios e nem a indústria farmacêutica e trata o assunto do excesso de remédios com bom humor. Diz que muitos pacientes dele já chegam no consultório com “uma sacolinha de plástico” cheia de todo tipo de rémedio. Ele não diz, mas fica claro que cada médico consultado prescreve um.

Em sua página do Facebook ele faz vários relatos interessantes e bem humorados sobre suas experiências e o dia-a-dia com seus pacientes. Num dos relatos ele fala sobre as dificuldades dos médicos, sobretudo dos que estão em início de carreira, para escolher a área a seguir.

Num dos relatos ele conta como começou a observar o tanto de remédio que algumas pessoas usavam. Ele observou que quando era recém-formado, em Sorocaba (SP), começou a “vida de médico trabalhando nos prontos-socorros das cidades vizinhas: Votorantin, Piedade, Salto de Pirapora, Pilar do Sul”, explica.

Wesley diz que nestas cidades pequenas, o médico que estava de plantão era “o médico da cidade! Respondia por tudo que chegasse na urgência. E das muitas aflições e medos que atingem um recém-formado médico, duas me deixavam, às 12h ou 24h, tensos:
1. A Ambulância do Samu
2. A vovozinha do Saco de Remédios”.

….”A Ambulância do Samu, nas cidades pequenas, levam ao PS todas as intercorrências da cidade, e o recém-formando, com pouca prática se desespera! Acidente de carro, vítima de arma de fogo, criança com convulsões febris, parto, infarto, arritmia grave, parada cardiorrespiratória. Tudo !
A vovozinha do Saco de Remédios chega com cara de sofrimento, dizendo que está sentindo- se mal.
- Dr , estou com dor no peito, uma falta de ar, um negócio ruim na cabeça, minhas pernas tremem, doem minhas costas, aí sobe uma coisa assim ruim dentro de mim.
E Pah!!!.
Joga na mesa Um Saco de Remédios que toma diariamente”, diz.

Veja relato dele no link abaixo:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153869738113276&set=pb.530388275.-2207520000.1454013169.&type=3&theater

Noutra postagem no Facebook, o gariatra fala da visita do seus pacientes. E pergunta com tom humorado: Adivinha quem veio hoje? E responde na sequência: A vovozinha do saco de Remédios, 82 anos! Está de saco cheio, quer diminuir medicação ! 
\"\"Uso excessivo de medicamentos causa dependência. (Foto: Arquivo pessoal) (Foto: undefined)
Uns estão fazendo mal ao estômago, outros sem indicação para idade, outros boca seca e tontura, outro tirando sua qualidade de vida!

É o relato do geriatra piauiense é o retrato de uma malvadeza que se fazem aos idosos e outros pacientes com a prescrição de tantos remédios.

Na sua mais recente postagem sobre o assunto no Facebook, nesta quainta-feira (28.01.2016), o médico trata, mais uma vez, da sua batalha diária contra esses medicamentos e diz:

“A Batalha diária Contra eles! Por favor, não faça uso contínuo dessas medicações, não prescreva essas medicações, não oriente essas medicações. (Exceto em casos restritos) " Resolve" o problema agora, hoje! Amanhã é só tristeza, esquecimento, tontura, queda, dependência química, vício...
Não prescreva, não use !!!!
#Jura ??"
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: