Geral

POLÊMICA

Wellington Dias rebate fala de Betty Farias: "mais um exemplo de preconceito"

A atriz relacionou a criminalidade em Copacabana, no Rio, ao programa Bolsa Família

Da Redação

Sábado - 09/12/2023 às 08:33



Foto: Montagem/Piauí Hoje Betty Faria e Wellington Dias
Betty Faria e Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), reagiu as falas da atriz Betty Farias, que disse que os supostos assaltantes do Rio de Janeiro seriam "filhos do Bolsa Família".

Em suas redes sociais, o ministro disse que a fala da atriz é mais um exemplo de como o preconceito e a falta de informação distancia o Brasil das elites do Brasil profundo. 

"Comentários como esse desconsideram o papel decisivo do programa na redução da desigualdade, uma realidade secular brasileira", disse o ministro.

Ao final de sua publicação, Wellington Dias deixou um convite à atriz para conhecer todos os programas sociais do governo.

"Convido a atriz para conhecer não só o Bolsa Família, mas todos os programas sociais do Governo Federal, que mais que dar alimento às pessoas, têm como desafio olhar com dignidade cada um dos brasileiros. Muito especialmente aqueles que não têm e talvez nunca terão condições de viver uma vida tão distante da realidade, como faz uma pequena, mas barulhenta, parcela de pessoas nesse país", concluiu.

Entenda o caso

Betty Faria, de 82 anos, publicou um vídeo em suas redes sociais na quinta-feira (7), associando a criminalidade em Copacabana, bairro nobre na Zona Sul do Rio, ao Bolsa Família. 

Ela compartilhou um vídeo de O Globo no X, antigo Twitter, mostrando um bando roubando pessoas no bairro, com a legenda: “São os filhos do Bolsa Família que não fez controle de natalidade”.  O comentário rendeu muitas críticas, inclusive de colegas.

Leia na íntegra a postagem completa do ministro Wellington Dias em reposta a atriz:

As declarações da atriz Betty Farias atribuindo a onda de assaltos no Rio de Janeiro aos filhos do Bolsa Família é mais um exemplo de como o preconceito e a falta de informação distancia o Brasil das elites do Brasil profundo.  

Abordar as raízes dos problemas da maioria esmagadora dos brasileiros, que luta a cada dia para alimentar suas famílias, é muito mais complexo, mas também muito honesto do que simplesmente alimentar estereótipos.  

O Bolsa Família é um programa que protege mais de 19 milhões de famílias da pobreza, estabelecendo uma robusta rede que protege especialmente crianças, mulheres e pessoas em alta condição de vulnerabilidade.  

Comentários como esse desconsideram o papel decisivo do programa na redução da desigualdade, uma realidade secular brasileira.

 Convido a atriz para conhecer não só o Bolsa Família, mas todos os programas sociais do Governo Federal, que mais que dar alimento às pessoas, têm como desafio olhar com dignidade cada um dos brasileiros. Muito especialmente aqueles que não têm e talvez nunca terão condições de viver uma vida tão distante da realidade, como faz uma pequena, mas barulhenta, parcela de pessoas nesse país.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: