Geral

FEIRA BARATA

Algumas frutas e verduras estão mais baratas, diz boletim da Conab

A cebola, tomate, mamão e melancia estão mais baratos, de acordo com o 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort)

Da Redação

Quinta - 22/02/2024 às 16:25



Foto: Agência gov
Agência gov

Algumas frutas e verduras ficaram mais baratas no último mês, segundo o 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A cebola, tomate, mamão e melancia tiveram redução nos preços devido a diversos fatores.

No caso da cebola, o período de chuvas impactou na reversão do movimento de alta de preço e influenciou na contenção dos preços. Já o tomate registrou queda nas cotações devido ao aumento na oferta, especialmente de São Paulo, que teve um aumento de quase 50% nos envios. No entanto, os preços voltaram a subir no início de fevereiro devido à reduzida disponibilidade de tomate maduro.

Quanto ao mamão e melancia, houve um aumento na oferta devido ao calor nas principais regiões produtoras, o que acelerou o amadurecimento das frutas. A demanda baixa também contribuiu para a queda nos preços. Por outro lado, as chuvas prejudicaram a colheita da cenoura, reduzindo os volumes disponíveis e levando a um aumento de quase 100% nos preços.

A batata também teve uma alta de 35,25% devido ao atraso do plantio causado pelas chuvas. Já a banana registrou uma elevação de 13,84% devido à entressafra da produção da variedade prata na Bahia e no norte de Minas Gerais. A laranja ficou mais cara devido à oferta restrita e à forte demanda, especialmente no mercado internacional.

No geral, as exportações de frutas e verduras tiveram um volume ligeiramente inferior em relação ao ano anterior, mas o faturamento foi superior. A expectativa é que as exportações se mantenham em bons níveis em 2024, com possibilidade de aumento do volume exportado.

Fonte: Agência Gov

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: