Geral

CONSULTORIA

Piauiense bolsista 100% em universidade renomada do Brasil dá 5 dicas de como se organizar

Kayro Almeida, estudante de Jornalismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, lista cuidados para quem deseja construir uma carreira longe da família

Da redação

Sexta - 10/12/2021 às 15:56



Foto: Divulgação Kayro Almeida trabalha na Queissada Comunicação , agência de RP & Digital Full Service que fica na Av. paulista, o coração de São Paulo
Kayro Almeida trabalha na Queissada Comunicação , agência de RP & Digital Full Service que fica na Av. paulista, o coração de São Paulo

Uma realidade vivida por muitos jovens é a de buscar realização profissional e acadêmica em outro estado, o que não é uma tarefa fácil. Nesse momento, é gerada uma grande insegurança acerca das imprevisões do futuro e de todas as mudanças que vão ocorrer. Isso acontece porque, dependendo da região de origem, talvez não esses jovens não tenham muitas oportunidades, o que resulta na ida para outras regiões do Brasil, principalmente o sudeste.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 20,2% dos jovens de 14 a 29 anos não completaram o ensino médio, seja porque abandonaram a escola antes da finalização desta etapa, seja porque nunca chegaram a frequentá-la.

A falta de oportunidade cria uma espécie de bola de neve, onde o adolescente, à medida que o tempo passa, se vê cada vez mais longe de construir uma carreira e se realizar pessoal e profissionalmente. E por conta disso, muitos enfrentam a difícil tarefa de se instalar numa outra região, longe da família, amigos e de todos os outros ciclos.

Sites do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina são retirados do ar

Wellington Dias notifica banda responsável por soltar fogos de artifício na Expoapi

Ataque de Hacker pode ter tirado sites da saúde e Conecta SUS do ar

Kayro Almeida (25), natural de Teresina, Piauí, foi embora de casa em abril de 2016 para o Rio de Janeiro, atualmente mora em São Paulo, é estudante bolsista 100% em uma das melhores faculdades de Jornalismo do país, que é o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e trabalha na Queissada Comunicação , agência de RP & Digital Full Service da cidade onde consegue aprender muito sobre os desafios jornalísticos.

Assim que saiu de casa, o piauiense teve que lidar com o choque cultural, ausência da família e toda uma vida que, a partir de então, teve uma nova rotina: "Antes de tudo, é preciso querer muito essa transformação e acreditar nela sempre. A insegurança dessa mudança é inevitável, principalmente quando você vai embora para um local sem conhecer praticamente ninguém, que foi meu caso. Abri mão de muita coisa para que isso fosse possível, e me sinto realizado por ter conseguido", explicou o jornalista e assessor de imprensa da Queissada Comunicação.

Kayro é um jovem que sempre precisou trabalhar e estudar, o que torna a experiência muito mais desafiadora: conciliação da vida acadêmica, profissional e pessoal, além dos cuidados para manter sempre a boa comunicação, mesmo que de forma virtual, com a família e amigos que ficaram na cidade natal.

Para orientar quem está nessa situação, Kayro Almeida, jornalista da Queissada Comunicação destaca os 5 maiores desafios que precisam ser enfrentados por quem deseja se programar para morar em outro estado:

• Planejamento financeiro

Embora não seja uma regra, é nessa fase que aprendemos a organizar as finanças. Quando decidir sair, considere todos os eventuais gastos e todos os possíveis imprevistos. Quando passar a morar sozinho, terá muitos gastos com as coisas de casa, passagens para as entrevistas de emprego, roupas de frio, dependendo de onde vai morar, e por aí vai. O mais importante é termos a consciência de que sempre vai precisar de uma reserva de dinheiro para não ficar sem.

• Falta da família

A falta da família é um dos sentimentos mais recorrentes para nós, estudantes que moramos longe, especialmente para quem nunca saiu de casa antes. Até os mais desapegados, entram numa zona de desconforto por não estarem mais na convivência familiar, incluindo os amigos e a sensação de estar "em casa". Esse, sem dúvidas, é o sentimento mais difícil, e eu aconselho a sempre buscar manter o foco para que não se sinta abalado.

• Nova rotina

À medida que o tempo vai passando, você começa a se fincar na cidade nova, seja com um trabalho novo, seja com faculdade/universidade, ou com os dois. Nesse momento, terá de buscar uma certa disciplina para organizar a alimentação, estudar para provas e testes e ainda continuar dando conta de todos os deveres no trabalho. O que é muito comum de acontecer, é a pessoa parar de preparar a comida para comer fast food, o que é um risco para a saúde. Procure focar nas tarefas no momento em que elas estão acontecendo para não se embaraçar com a nova rotina.

• Enxugar gastos

Quando conhecemos outra cidade, é normal que queiramos conhecer os novos lugares, novas pessoas e todos os cartões postais, o que não precisa ser evitado. Esse momento nos dá uma ligeira sensação de felicidade, e esquecemos de todas as nossas obrigações, o que é um risco muito grande. Nos primeiros meses, precisamos focar mais do que em qualquer outro momento, pois tudo é muito novo, o diferente nos encanta e a chance de desviarmos do caminho é gigantesca.

• Manter as vibrações positivas

Toda a correria e adaptação desse início pode causar uma bad, e precisamos saber lidar com isso. Sempre lembre de todos os motivos que levaram você à mudança e onde deseja chegar. Mentalize seus objetivos a curto, médio e longo prazo, e o mais importante: aproveite o processo, a aprendizagem e todos os desafios para que ele não seja um peso negativo na sua vida. Busque manter boa relação com todos e ser otimista com seu sonho e com tudo que deseja alcançar.

Sobre a Queissada Comunicação

Com 4 anos de existência, a Queissada Comunicação é uma agência de RP & Digital Full Service. Focada em clientes de franquias/empreendedorismo, educação, cultura, esportes, e intercâmbio, temos o objetivo de informar a sociedade sobre soluções e novidades nestes segmentos. Aproximando, dessa forma, as empresas que confiam na nossa comunicação, do seu público final. Por meio de informações de qualidade. É a união do jornalismo com a publicidade. Entregamos 7 serviços: Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Gerenciamento de crise/Administração de imagem de CEO/Diretoria, SEO, Comunicação Interna (Endomarketing), Eventos, e Conteúdo. Os nossos valores são baseados na empatia com os nossos clientes, parceiros e colaboradores. Como o girassol viramos uns aos outros para buscarmos o melhor um no outro. Acesse o nosso site e conheça mais sobre nosso mundo: aqui!

Fonte: Kayro Almeida

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: