Geral

EDUCAÇÂO

Piauí lidera ranking nacional de matrículas na educação profissional

O governo do estado comemora a conquista no crescimento percentual de matrículas na rede pública de ensino profissional, além do 2° lugar no ensino em tempo integral

Da Redação

Segunda - 26/02/2024 às 09:17



Foto: Arquivo/Seduc Professor em sala de aula
Professor em sala de aula

O Piauí celebra a conquista de líder nacional em matrículas de Ensino Profissional em 2023. Foram mais de 22 mil novas matrículas, consolidando sua posição no topo em percentual de matrículas de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT). Além disso, o Estado se destacou ao registrar um aumento significativo no Ensino em Tempo Integral, ocupando o 2º lugar em percentual de matrículas nessa modalidade, com mais de 37% no ensino fundamental e médio.

No cenário nacional, o Piauí teve um grande crescimento nas matrículas de tempo integral no ensino médio, saltando da 10ª para a 4ª posição, com um aumento percentual notável de 20,8% para 45,4% entre 2021 e 2023, mais que o dobro da média nacional.

Os resultados do Censo Escolar 2023, revelam um panorama de expansão na rede pública estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi a rede que mais criou vagas novas no Ensino Técnico em 2023.

“O Piauí, que já tinha o maior percentual de alunos no Ensino Técnico, amplia essa diferença e é o estado com mais vagas disponibilizadas de EPT na rede estadual no ano passado. Foram mais de 22 mil vagas criadas em 2023 e mais de 44 mil no últimos dois anos. Esse é o nosso foco, investir em um modelo de educação que gere mais oportunidades para os jovens e mais desenvolvimento para o Piauí”, afirmou o Governador Rafael Fonteles.

De acordo com o Censo Escolar 2023, 35,3% dos estudantes da rede pública estadual estão matriculados em cursos profissionais, técnicos e tecnológicos.

Os programas Seduc Tec e Oportunidade Jovem foram fundamentais para impulsionar o crescimento nas matrículas em cursos técnicos, profissionais e tecnológicos. Oferecendo uma variedade de cursos, como desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, turismo com ênfase em empreendedorismo e marketing digital, esses programas estão disponíveis em 184 escolas das 21 gerências regionais de educação, ampliando significativamente o número de matrículas em 2023.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que a modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes tem demonstrado um nível de aprendizagem superior.

“O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico gera fortalecimento das aprendizagens, melhora índices sociais, econômicos, as habilidades socioemocionais e a formação cidadã dos nossos jovens e favorece o ingresso no ensino superior e mundo do trabalho”, defende Washington.

O programa Oportunidade Jovem, parte integrante dos esforços do Governo Estadual, visa proporcionar oportunidades de experiência profissional aos jovens. Com a implementação deste programa, novas perspectivas estão sendo abertas para os jovens piauienses, desde estágios remunerados até o primeiro emprego, contribuindo para reduzir a evasão escolar e a distorção idade-série, um indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados..

A bolsa do Oportunidade Jovem tem sido fundamental para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes mais vulneráveis da Educação Profissional, garantindo que mais jovens concluam seus cursos e contribuam para o crescimento educacional e econômico do estado.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: