Geral

EDUCAÇÃO

Piauí criou mais de 40 mil vagas de ensino técnico, aponta Censo Escolar

Pelas redes sociais, o governador Rafael Fonteles comemorou o resultado

Da Redação

Sábado - 24/02/2024 às 10:19



Foto: Arquivo/Seduc Sala de aula de escola da rede estadual de educação
Sala de aula de escola da rede estadual de educação

O Piauí foi o estado brasileito que mais criou vagas de ensino técnico entre os anos de 2022 e 2023, aponta Censo Escolar do Ministério da Educação.  Foram mais de 40 mil vagas. Pelas redes sociais o governador Rafael Fonteles comemorou o resultado.

"O Piauí que já tinha o maior percentual de alunos estudando no ensino técnico amplia essa diferença. Foram mais de 40 mil nos últimos dois anos", disse Fonteles em um vídeo publicado no Instagram.

Ele também comemorou os dados divulgados sobre ensino de tempo integral.

"Um modelo que, aliado à formação profissional, garante aos nossos jovens as competências necessárias para ingressarem diretamente no mercado de trabalho ou para prosseguirem seus estudos em níveis superiores. Esse é o nosso foco: investir cada vez mais em um modelo de educação que gera mais oportunidades para os jovens e mais desenvolvimento para o Piauí!!

De acordo com a pesquisa, o Piauí foi o segundo estado com maior proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública de ensino fundamental no ano de 2023 (48,9%), ficando atrás somente do Maranhão (51,4%). O Piauí também ficou acima da média nacional (17,5).

Já os matriculados no ensino médio em escolas de tempo integral da rede pública somam 45,4%, deixando o Piauí na quarta posição. O Pernambuco foi o que mais teve alunos matriculados nessa modalidade.

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Inep. A pesquisa levanta dados sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino da educação básica. Os dados são utilizados para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e para a definição de programas e de critérios para a atuação do MEC junto às escolas, aos estados e aos municípios.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: