Geral

Parlamentares defendem mais vagas para mulheres no Legislativo

alepi sessão especial dia da mulher

Terça - 10/03/2015 às 11:03



Foto: Caio Bruno Deputada Flora Izabel (PT)
Deputada Flora Izabel (PT)
Atendendo à solicitação da bancada feminina, a Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta segunda-feira (9), sessão solene alusiva ao Dia Internacional das Mulher, comemorado no último domingo (8).

Para a deputada estadual Flora Izabel (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, o Dia Internacional da Mulher serve não só para comemorar as conquistas das mulheres, mas para debater a ampliação e efetiva execução dos seus direitos. “Embora a Lei Maria da Penha represente um avanço no combate a violência contra mulher, precisamos continuar progredindo no sentido de eliminar esse mal da sociedade”, destaca.

A deputada petista defendeu, ainda, uma maior participação da mulher na política e disse esperar que a reforma política, que está em pauta no Congresso Nacional, corrija tal distorção, no sentido de ampliar as possibilidades de participação da mulher na vida pública.

Em seu pronunciamento, a senadora Regina Sousa (PT) destacou a importância da mulher na política, pediu o empenho dos legisladores para que 30% das vagas do Legislativo Federal, Estadual e Municipal sejam destinadas às mulheres e lamentou o aumento no número de assassinatos de mulheres no Piauí.

A solenidade foi encerrada pela vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP). Para ela, há um direcionamento na elaboração das leis que dificulta a participação das mulheres na política. Margarete também destacou o Projeto de Lei do Senado 8.305/2014 que deve ser sancionado hoje (9) pela presidente Dilma Rousseff, tornando mais rigorosa a pena contra os crimes cometidos contra a mulher e classificando como homicídio qualificado o crime de feminicídio - quando o assassinato ocorrer em razão do gênero, ou seja, envolver violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: