Geral

DENGUE

Menino de 9 anos morre vítima de dengue em Teresina

A criança era moradora da zona Sudeste e morreu em um hospital particular

Da Redação

Quarta - 30/03/2022 às 08:58



Foto: Arquivo pessoal Lucas Manoel Resende Rodrigues
Lucas Manoel Resende Rodrigues

Teresina registrou a segunda morte provocada por Dengue. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (30), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A vítima é uma criança de 9 anos, identificada como Lucas Manoel Resende Rodrigues, morador da zona Sudeste da capital. 

A vítima estava internada em um hospital particular em Teresina e desenvolveu a dengue hemorrágica. O menino morreu no domingo (27). Lucas era filho único e a família está desolada. A família acredita que houve negligência por parte do hospital onde a criança deu entrada, pois os pais chegaram a levar o filho três vezes na unidade de saúde e a criança era liberada para ir para casa.

Lucas Manoel começou apresentando dores de cabeça, febre e vômitos há uma semana. Já na sexta-feira (25), teve piora e seus pais retornaram ao hospital, onde liberaram o menino novamente. Na madrugada de sábado (26), a criança apresentou vômitos com sangue, foi feito exame de sangue que apontou uma queda significativa no número de plaquetas. A criança chegou a ser transferida para outro hospital, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.

Até esta quarta-feira (30), Teresina notificou 851 casos de dengue, sendo que 387 casos foram confirmados. Esta é a segunda morte  por Dengue neste ano, sendo que a primeira foi de um homem. Os bairros com maior número de casos de dengue são: São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília. 

Piauí tem primeira morte causada por dengue em 2022; número de casos aumentou em 235,3%

Pelo segunda vez essa semana, Piauí não registra nenhum óbito por covid-19

Máscara deixa de ser obrigatória em locais fechados a partir de hoje (28) em Teresina

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta a população que em caso de suspeita de dengue a recomendação das autoridades em saúde é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico.

“Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor, procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.

Ela alerta ainda para o fato de a transmissão da dengue acontecer através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. “A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”, reforça Amariles.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: