Geral

ARTIGO

Meditação auxilia no controle da ansiedade dos vestibulandos, diz especialista

Professora de meditação afirma que a prática também leva resultados para dentro de sala de aula

Terça - 24/09/2019 às 19:24



Foto: Icone Juliana Fiúza
Juliana Fiúza

Quando o mês do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproxima, estudantes de todo o país lidam com a ansiedade, estresse e uma rotina de aulas bem extensa. Como forma de minimizar os efeitos desses sentimentos, os alunos encontram na meditação e yoga um escape para a tranquilidade e bem-estar.

A imersão no ato de focar na respiração afasta o modo automático da correria do dia a dia. Para a professora de yoga e meditação, Juliana Fiúza, os gestores das escolas precisam compreender que o contato dos jovens com a meditação e respiração é bastante importante para que lidem com a ansiedade diária, das provas e cobranças.

“Antes de focar em notas, é essencial que foquemos na saúde mental dos estudantes. Aulas com a prática da meditação promovem o equilíbrio da mente e o corpo por meio de movimentos corporais, respiração, tranquilizando a mente, tão essenciais para manter a segurança na hora do ENEM, por exemplo”, explica.

Fiúza também pontua que a prática de meditação não pode ser feita prevendo benefícios a curtos prazos. Ela menciona que procurar grupos de práticas ou se disciplinar a praticar a meditação sozinho, promove benefícios reais, influenciando na rotina de estudos, por exemplo.

“A constância traz muitos benefícios. Por exemplo, estudantes melhoram o controle do stress, diminuem os sintomas de ansiedade que vem com as provas, além da melhora da qualidade do sono e a atenção. Resumindo, tudo que interfere no desempenho”, finalizou Juliana Fiúza.

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: