Geral

GOLPE

INSS alerta para golpe de salário-maternidade divulgado por influenciadores

O salário-maternidade é destinado aos contribuintes da Previdência Social

Redação

Segunda - 15/04/2024 às 16:14



Foto: Divulgação Gestante
Gestante

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou informativo, nesta segunda-feira (15), alertando que não utiliza intermediários para conceder o salário-maternidade e quaisquer outros serviços. Todos os serviços do INSS são gratuitos e podem ser acessados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS, e pela Central de Atendimento 135.

Diversos influenciadores estão divulgando nas redes sociais uma assessoria jurídica que oferece intermediação para a liberação do benefício, um direito que é gratuito. A empresa cobra até 30% do valor de direto para uma liberação que é feita automaticamente no site do INSS. Na rede social X (antigo Twitter), usuários divulgaram listas de personalidades públicas que divulgaram o golpe da assessoria.

O INSS recomenda que, nos casos em que necessitem de auxílio de terceiros, os interessados busquem auxílio de um advogado devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para evitar cair em golpe de pessoa que se apresente como advogado, mas não é.

Quem acessar o Meu INSS para dar entrada em qualquer benefício terá acesso ao login e senha do usuário na plataforma Gov.br. Por isso, o órgão recomenda que somente um profissional habilitado ou pessoa de confiança tenham acesso aos dados.

Salário-maternidade

O benefício é oferecido para segurados que tenham feito pelo menos 10 contribuições mensais à Previdência antes do parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Segurados que não estão em atividade podem receber o auxílio, desde que permaneçam em período de manutenção da qualidade de segurado.

Podem receber o benefício os segurados contribuinte individual, facultativo e especial. Para os segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso, não há carência.

A única forma legal e correta de pedir o benefício é pelo Meu INSS. Confira o passo a passo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: