Geral

SAÚDE

Índice do Aedes aegypti em Pedro II diminui, aponta pesquisa

O levantamento apontou redução de 5,8% para 1,3% no índice de infestação do mosquito

Sexta - 27/09/2019 às 21:28



Foto: Ascom Prevenção
Prevenção

O terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 divulgado, nesta quinta-feira (26), apontou a menor taxa de focos do mosquito comparado aos últimos meses em Pedro II. O resultado apresentado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da coordenação de Combate a Endemias, demonstra um percentual de 1,3%, diferentemente dos dois levantamentos anteriores que apontaram 5,7% e 5,8% de infestação do mosquito.

 A última pesquisa foi feita entre os meses de julho, agosto e setembro. Para o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, em situação de alerta quando compreende o intervalo entre 1% e 3,9%, e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%. Com a finalidade de manter o município fora da situação de risco, a Prefeitura mantém parcerias com o Ministério Público e realiza ações de prevenção nas escolas municipais.

De acordo com o coordenador de Combate a Endemias, Rubens Galvão, o resultado reflete a soma das medidas de conscientização adotadas junto à população. "Esse índice positivo em relação aos últimos meses nos motiva a continuar com o nosso trabalho de forma intensa no município. A SMS recomenda que os Agentes de Combate às Endemias continuem em campo com o trabalho de mobilização. Além disso os professores desempenham um papel importante de orientação aos alunos e alunos", pontua.

Rubens Galvão garante que visitas a residências, campanhas nas escolas e mapeamento das áreas continuarão sendo realizadas na cidade com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). "Fazemos questão de prosseguir com a mobilização social de prevenção e contenção para evitar possíveis casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Após a identificação dos locais com  focos do mosquito, os ACSs fazem todo um trabalho de acompanhamento e orientação aos responsáveis. Nosso objetivo é atingir a meta considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde", finaliza.

Fonte: Prefeitura de Pedro II

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: