Geral

REAÇÃO

Governo diz que operação da Polícia Federal no Palácio de Karnak é 'espetáculo'

As equipes da PF também cumpriram mandados na Secretaria Estadual de Infraestrutura. O governo também acusa abuso de autoridade na operação

Alinny Maria

Quarta - 25/09/2019 às 12:44



Foto: Autoria desconhecida/Redes sociais Polícia Federal cumpre mandados no Palácio de Karnak
Polícia Federal cumpre mandados no Palácio de Karnak

O Governo do Estado se posicionou a respeito da Operação Satélites, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (25). Os agentes da Polícia Federal chegaram cedo ao Palácio de Karnak e na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), para cumprir mandados de busca e apreensão. A operação é um desdobramento da 'Operação Topique', que investiga desvio de recursos e corrupção no transporte escolar. 

Em nota divulgada à imprensa, o Governo do Estado disse que não há investigação contra o Estado e que o a operação investiga empresas e servidores, a quem cabe o legítimo direito de defesa. O Estado informou que sempre colaborou com as investigações e forneceu todos os documentos e informações solicitadas. 

O Governo disse ainda que a ação é um espetáculo, pois as buscas e apreensões realizadas dentro das repartições públicas têm a finalidade de despertar a cobertura midiática ao vivo. Desse modo, o Estado caracterizou a operação como abuso de autoridade.

Veja na íntegra a nota oficial:

A respeito da operação da Polícia Federal deflagrada nesta manhã (25), o Governo do Estado informa que não há investigação contra o Estado. O processo investiga empresas e servidores, a quem cabe o legítimo direito de defesa. 

O Estado é parte interessada no processo e sempre agiu de forma colaborativa, fornecendo todos os documentos, dados e informações solicitadas. Nada do que foi entregue na operação deixaria de ser entregue bastando comparecer e requisitar.

Mais uma vez lamentamos o caminho do espetáculo. A operação de busca e apreensão realizada pela polícia no interior de repartições públicas que não são objeto da investigação, com cobertura midiática ao vivo, atenta contra o Estado de Direito, pilar da Constituição Federal, podendo caracterizar claro abuso de autoridade.

O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a transparência e continuará repassando documentos e informações solicitadas e, mais que qualquer outro, tem interesse na elucidação dos fatos, porém com respeito à lei.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: