Geral

ABASTECIMENTO

Governador autoriza construção de adutora para abastecer Jaicós

investimento no valor superior a R$ 112 milhões será feito com recursos do Novo PAC

Domingo - 25/02/2024 às 12:26



Foto: Rafael autoriza implantação de adutora para abastecer Jaicós
Rafael autoriza implantação de adutora para abastecer Jaicós

Há mais de 20 anos sofrendo sem abastecimento regular de água, a cidade de Jaicós, no Sul do Piauí, vai ser beneficiada por uma adutora, que vai captar água na barragem de Poço de Marruá, em Patos do Piauí. No último sábado, o governador Rafael Fonteles, assinou a ordem de serviço autorizando o início da obra.

O investimento no valor superior a R$ 112 milhões será feito com recursos do Novo PAC, programa do Governo Federal.

"Jaicós está comemorando 190 anos e esse problema de acesso à água ainda não foi resolvido. Nós temos um problema geológico aqui grave, é o cristalino que não acumula água. Então, já se tentou soluções com o sistema de poços, com açudes e nunca funcionou, porque a solução definitiva é a adutora", ressaltou o governador durante assinatura da ordem de serviço.

O período de estiagem é de grande sofrimento para a população de Jaicós, que fica a aproximadamente a 370 Km de Teresina. Os poços perfurados na cidade não conseguem atender a demanda. Os moradores dependem de carros-pipa para ter água em casa. Quem pode, paga caro pelo produto. 

Sem chuvas, o açude Tiririca, que reforça o abastecimento do município, acaba secando. O período entre os meses de agosto a dezembro é o mais complicado para os moradores. Segundo o governador, a conclusão da adutora vai melhorar muito a vida na cidade.

“Uma obra essencial para a qualidade de vida dos moradores, para a produção agrícola e para o desenvolvimento econômico e social da cidade e região. Um sonho que sonhamos juntos e está sendo realizado graças à sensibilidade do presidente Lula e à nossa decisão de fazer acontecer!”, disse.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: