Geral

Registrados 33 mil casos de furto de energia elétrica no Piauí em 2023

Mais de 109 mil vistorias foram realizadas em unidades consumidoras do estado

Da Redação

Quinta - 28/03/2024 às 10:04



Foto: Ascom Equatorial-PI 3 em cada 10 inspeções foram flagradas com irregularidades
3 em cada 10 inspeções foram flagradas com irregularidades

A Equatorial Piauí intensificou suas ações de combate ao roubo de energia em 2023, realizando mais de 109 mil inspeções em unidades consumidoras, o que resultou na identificação de 33 mil casos de irregularidades. O objetivo dessas vistorias é eliminar práticas ilegais que afetam não apenas o fornecimento de energia, mas também o recolhimento de tributos essenciais para o estado.

"Só em 2023, realizamos mais de 109 mil inspeções, que resultaram em 33 mil irregularidades identificadas. Na prática, a cada 10 fiscalizações realizadas, encontramos irregularidades em 3", destaca o executivo de recuperação de energia da Equatorial Piauí, Conrado Calado.

Além do impacto financeiro, o furto de energia pode sobrecarregar a rede elétrica, causando interrupções frequentes no fornecimento e até mesmo acidentes fatais por choque elétrico, colocando em risco a segurança da população.

O executivo ressalta ainda o prejuízo para os cofres públicos, em 2023, foram contabilizados no estado mais de 455 GWh de energia desviada ou furtada por conta de irregularidades praticadas. 

"Isso corresponde ao consumo de 3 meses da cidade de Teresina, o que é muito expressivo. São mais de R$ 102 milhões não arrecadados em ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, valor esse que poderia ser aplicado em benefícios para a população como a construção de escolas e hospitais", afirma.

Diante desse cenário, é importante destacar a colaboração da população no combate ao furto de energia. Em caso de suspeitas de irregularidades, os consumidores podem denunciar através dos canais de atendimento da Distribuidora, incluindo o site equatorialenergia.com.br, a Central de Atendimento pelo 0800 086 0800 ou presencialmente nas agências de atendimento.

Essas medidas não apenas protegem o fornecimento de energia elétrica, mas também contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade, assegurando o uso justo e legal dos recursos energéticos.

Fonte: Equatorial-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: