Geral

Em protesto, manifestantes ocupam agência central do INSS em Teresina

protesto Teresina INSS manifestantes Michel Temer. interditaram

Quinta - 09/06/2016 às 17:06



Foto: Beto Marques/G1 Protesto é pela volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Protesto é pela volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Cerca de 200 manifestantes fizeram protesto no Centro de Teresina na manhã desta quinta-feira (9) e ocuparam a agência central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o protesto, apenas as perícias já agendas pelo órgão serão realizadas e os demais atendimentos foram suspensos. O trânsito na Rua Areolino de Abreu chegou a parar por conta do ato.

Os manifestantes pedem a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que foi incorporado pelo presidente em exercício, Michel Temer, ao Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS). Com faixas e cartazes, os manifestantes pedem também a garantia dos direitos trabalhistas e da previdência e são contra o governo interino.

Participam da manifestação integrantes de movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Pequenos Agricultores e União da Juventude Socialista (UJS). Com colchões, água e mantimentos, os manifestantes disseram que vão ficar no local por tempo indeterminado.

Quem saiu cedo de casa para buscar atendimento no INSS e não estava com perícia agendada teve que lidar com a decepção de não ser atendido. Jane Poliana saiu da zona rural de Timon, no Maranhão, para receber o auxílio doença. Ao chegar à agência, ela encontrou as portas fechadas e o prédio ocupado pelos manifestantes.

"O meu benefício foi aprovado e era pra eu receber hoje, pois deu um problema no sistema. Desde ontem que tento resolver e hoje foi mais um dia perdido por conta dessa manifestação", disse.
Rosemary Dantas mora no Parque da Vitória, Zona Sul da capital e acordou às 5h para dar entrada na aposentadoria. "Nada feito. Sempre eu vinha e não conseguia atendimento. Hoje que vim mais cedo, poderia ter conseguido, mas encontrei a agência fechada", falou.

Servidores da agência estão trabalhando internamente. Somente pericias que estavam marcadas para esta quinta-feira estão sendo realizadas.

Protesto em Pernambuco

Integrantes do MST interditaram os dois sentidos de rodovias do Agreste e Sertão de Pernambuco nesta quinta-feira (9). Os manifestantes também pedem a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e são contra o governo em exercício Michel Temer.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: