Geral

UFPI

DCE marca manifestação e acusa Gildásio Guedes de tentar barrar posse da nova reitora

A manifestação deve acontecer durante a reunião do CONSUN, às 8h da manhã, no Coreto da Reitoria

Da Redação

Terça - 25/06/2024 às 09:48



Foto: Divulgação Nadir Nogueira
Nadir Nogueira

Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Diretório Central de Estudantes (DCE-UFPI), estão marcando uma manifestação nesta quarta-feira (26), em prol da posse da reitora eleita da UFPI, a professora Nadir Nogueira.

A manifestação deve acontecer durante a reunião do Conselho Universitário (CONSUN), que se reunirá para deliberar a homologação do resultado da Consulta Acadêmica que escolheu Nadir Nogueira para a nova gestão da Reitoria da Universidade. Os alunos se reunirão às 8h da manhã, no Coreto da Reitoria.

Segundo o DCE, "não há nenhum sinal de que o resultado será respeitado e que a chapa escolhida pelo voto da comunidade será nomeada". O Diretório também acusa o atual reitor da UFPI, Gildásio Guedes, de iniciar movimentações para "anular sem justificativa plausível os 7.101 votos recebidos por Nadir Nogueira e Edmilson Moura, um quantitativo muito superior à soma dos votos das demais chapas".

Como prova das movimentações do atual reitor, o DCE cita "devolução do processo à comissão eleitoral de forma a tentar prejudicar a chapa eleita, notícias enviesadas plantadas em portais, indicação do representante de uma das chapas derrotadas para relatar o processo perante o conselho".

Professores também demonstraram preocupação com a demora no processo

No dia 11 de junho, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) divulgou uma nota pública expressando preocupação com a demora da atual administração superior da Universidade em validar o processo de consulta universitária que elegeu a professora Nadir Nogueira e professor Edmilson Moura como reitora e vice-reitor, respectivamente.

Um mês e dez dias depois da eleição, a UFPI ainda não homologou o resultado, que deve ser apreciado e homologado pelo CONSUN, que também é responsável por elaborar a lista tríplice que será enviada para o Governo Federal. A partir da lista, o presidente Lula escolhe quem deverá ser nomeado para a reitoria da Universidade.

"A consulta foi realizada no dia 15 de maio de 2024 e, transcorrido quase um mês, não há qualquer movimentação nos trâmites relacionados à validação da consulta, nem ao menos um pronunciamento formal nas redes oficiais da instituição informando o resultado e referendando o nome da primeira colocada na consulta", diz a nota da Adufpi.

A lista tríplice precisa ser enviada ao presidente Lula antes de outubro, para que a nova reitora da instituição tome posse em novembro. 

A professora Nadir do Nascimento Nogueira e o professor Edmilson Miranda venceram as eleições para a reitoria da UFPI com mais de 5 mil votos, no dia 15 de maio. As professoras Lívia Nery, Flávia Lorenne e Nadir Nogueira concorreram ao cargo. Esta foi a primeira vez que três mulheres disputaram o processo na liderança das chapas.

 Nas redes sociais, a professora divulgou um vídeo expressando sua preocupação com a demora no processo. Assista a seguir:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: