Geral

COMEMORAÇÃO

Cão policial ganha festa de aniversário e 'sobe de nível' na Polícia Civil do PI

A cadela Catrina ajuda a polícia a localizar drogas e armas, agora vai ajudar localizar pessoas desaparecidas

Da Redação

Quinta - 09/03/2023 às 14:22



Foto: Reprodução/Redes sociais Cão policial ganha festa de aniversário
Cão policial ganha festa de aniversário

A equipe do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Piauí comemorou, nessa quarta-feira (8), o aniversário do cão policial pastor-alemão Catrina, que auxilia a polícia a  encontrar drogas, armas de fogo e munições durante as diligências. A cadela completou três anos de vida.

A 'festa' aconteceu durante  um seminário de Mantrailing para Busca e Resgate de Pessoas Desaparecidas pelo Odor Específico, que está acontecendo em Caruaru, no estado de Pernambuco. 

A equipe também comemorou a nova função dada à cadela dentro da polícia. A partir de agora ela vai aprender a localizar pessoas por meio de odores específicos. Catrina poderá ajudar encontrar pessoas desaparecidas. 

Adriana Alves, Coordenadora do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da PCPI e condutora responsável por Catrina, explicou a importância do treinamento de Catrina para as ações da Polícia Civil.

“A importância desse seminário de Mantrailing, além de capacitar duas policiais civis, é de ampliar as atividades da cadela Catrina no trabalho de procurar pessoas desaparecidas: vítimas de alzairmer, crianças que se perdem dos pais, idosos e também localizar pessoas que foram autoras de delitos e que fugiram do local de crime, tudo a partir da coleta de um material de odor como um fio de cabelo, um relógio ou um boné”, declarou Adriana Alves.

Cão policial Catrina 

O cão policial Catrina, da raça pastor alemão, doado pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí à Secretaria Estadual de Segurança Pública.  A Catrina veio de de Goiás e foi adquirido já treinado para atuar em operações policiais da Delegacia de Entorpecentes.   O cão participa de operações policiais em várias regiões do Piauí.

Catrina em ação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: