Geral

LEGISLAÇÃO

Barulho em casas de festas podem ser evitados com investimento inteligente

A origem do problema pode ser muitas vezes decorrente de um projeto falho de isolamento acústico ou ainda pior

Da redação

Quinta - 31/03/2022 às 20:34



Foto: PxHere Silêncio
Silêncio

Apesar de existir no Brasil uma legislação bastante rígida e específica como a Lei do Silêncio, infelizmente nem sempre ela é cumprida por vários tipos de estabelecimento.

Esse problema não ocorre somente em casas de shows, bares e igrejas, mas também em casas de festas ou buffets e em locais de aglomeração.

A origem do problema pode ser muitas vezes decorrente de um projeto falho de isolamento acústico ou ainda pior, a inexistência de qualquer tipo de isolamento acústico, o que ocorre principalmente em estabelecimentos clandestinos.

Todos esses locais são fiscalizados pelas autoridades competentes, mas a ajuda da população é extremamente importante ao denunciar essas infrações. Diariamente dezenas dessas casas são advertidas, multadas e até mesmo lacradas devido à poluição sonora pelo Brasil e afeta moradores de bairros mais pobres até bairros nobres, em grandes cidades, mas também em pequenas.

O Ministério Público do Estado do Piauí chegou a fazer uma campanha em 2019, chamada “Abaixa o Som”, apontando que poluição sonora é crime ambiental e dando telefones para as pessoas denunciarem.

A poluição sonora é uma das principais causas de fechamento desse tipo de estabelecimentos e ao que parece muitos empresários e pessoas insistem em burlar as leis, não se sabe por má vontade ou simplesmente por redução de custos.

Engana-se quem pensa que são poucas as consequências da exposição do som alto de casas noturnas. Além da piora da qualidade de audição, há o aumento dos níveis de cortisol, conhecido por ser o hormônio do estresse. Consequentemente, até a saúde mental é indiretamente afetada pela exposição ao barulho: maior incidência de depressão e ansiedade.

Portanto, não faltam motivos para investir em um bom sistema de isolamento acústico. Afinal, além de evitar problemas legais, o pagamento de multas ou até mesmo o fechamento do estabelecimento. Além disso, poupa dinheiro com pagamento de indenizações a vizinhos e outros transtornos.

Como evitar o barulho

Caso a atividade seja a realização de eventos e festas em lugares fechados, o primeiro passo a ser dado é entrar em contato com uma empresa especializada para fazer um projeto de isolamento.

Dessa maneira, serão avaliados todos os pontos de seu estabelecimento e o que precisa ser feito para o melhor isolamento possível. E, como não existe apenas uma forma de garantir um ambiente que não ofereça poluição sonora à vizinhança, tudo deverá ser personalizado.

Os níveis saudáveis de decibéis toleráveis ao ouvido humano é de 50 dB (decibéis). Mas shows ao vivo podem chegar facilmente entre 110 e 115 dB, quantidade mais que suficiente para atravessar paredes, janelas, portas...

Existem inúmeras opções de materiais de isolamento acústico no mercado para controlar os ruídos em estabelecimentos como casas de festas e buffets, portanto cabe ao dono do estabelecimento investir nisso.

Materiais para melhorar o isolamento acústico em casas de festas

Cada tipo de estabelecimento deve ter seu próprio projeto acústico feito por um profissional especializado, geralmente um engenheiro, que não só irá aplicar no local as normas vigentes no município, como também observará o material mais adequado ao projeto em questão.

No tocante às paredes, um dos materiais preferidos como isolante nas paredes é sem dúvida alguma o drywall. Sua instalação é bastante simples e essas placas de gesso cartonado ainda podem ser preenchidas, por exemplo, com lã de mineral para isolar o som.

Além do drywall, a espuma acústica é um material absorvedor sonoro usado para proporcionar conforto acústico em ambientes fechados e adequar a reverberação do som. A espuma acústica é muito comum nos estúdios musicais e pode ser uma ótima opção para alguns bares ou casas de festas.

Outra opção para agregar no seu isolamento é a instalação de uma porta acústica. Uma porta acústica tem por objetivo criar uma barreira, evitando que o som de um determinado ambiente e se propague e passe para outro recinto ou para o exterior.

Mas é importante ressaltar que, além de garantir que o som não saia da casa de festas, o isolamento acústico melhora a qualidade do som. É possível garantir o conforto dos frequentadores, funcionários, impede que o som reverbere e até garantir um bom visual ao local.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: