Geral

VIOLÊNCIA

Assassinato de motorista gera protesto de trabalhadores por aplicativos

A morte do jovem motorista gerou a revolta dos trabalhadores

Da Redação

Quarta - 13/12/2023 às 08:09



Foto: Divulgação Protesto deve ocupar uma das faixas da avenida João XXIII
Protesto deve ocupar uma das faixas da avenida João XXIII

Teresina (PI) - Os trabalhadores por aplicativos em Teresina tomarão uma faixa da avenida João XXIII, nesta quinta-feira, 12, em direção à avenida Frei Serafim até a chegada no Palácio de Karnak. Eles se concentram a partir das 8h, ao lado da Secretaria Estadual de Segurança Pública (antigo prédio da AESPI próximo ao balão do São Cristóvão) e saem às 9h.

O motivo são os altos índices de violência que envolvem os trabalhadores e que culminaram no assassinato após um assalto de Marcos Vinícius Cordeiro, 24 anos, no domingo, 10, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, quando levava um amigo em casa.

A morte do jovem motorista gerou a revolta dos trabalhadores, conforme relata o presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativos do Piauí (COOPERTAPP-PI), Érico da Luta. Segundo o presidente, do início do ano para cá, dezenas de motoristas tiveram o veículo tomado de assalto ou foram feitos de reféns. Os criminosos usam os veículos para crimes e quase sempre agridem e até matam os motoristas.

Os trabalhadores reivindicam um pacote de medidas que estabeleça um plano de segurança específico para a classe, entre eles estão: botão do pânico em parceria com os aplicativos de mobilidade; exoneração de imposto para compra de equipamentos e contratação dos serviços de segurança; isenção de IPVA para os carros de aplicativos; viaturas especiais para o combate aos crimes direcionados contra os trabalhadores por aplicativos e a criação de um Núcleo de Segurança ou Delegacia Especializada no Combate aos Crimes contra os Trabalhadores de Transporte por aplicativos.

Segundo a secretária da Secretaria de Estado das Relações Sociais (SERES), Núbia Lopes, o governador Rafael Fonteles deve receber uma comissão que representa os trabalhadores por aplicativos para tratarem das reinvindicações.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: