Geral

Agentes Penitenciários piauienses tem o maior reajuste salarial do Paí

Governo do Estado Wilson Martins Responsabilidade Fiscal Secretaria da Justiça Aumento

Sexta - 26/07/2013 às 16:07



Foto: Caio Bruno Governador do Piauí, Wilson Martins
Governador do Piauí, Wilson Martins
Após dialogar com a categoria dos agentes penitenciários, o governador Wilson Martins ofereceu um reajuste de 90% para a classe – o maior já visto no país. O aumento escalonado começou a ser pago no mês de maio, quando a categoria recebeu 7% de aumento. Outra etapa será efetivada no mês de novembro, quando será acrescido mais 10% de reajuste. Assim, até 2016, a categoria terá recebido 90% de aumento. Neste ano, considerando os reajustes de maio e novembro, o aumento é de 17%.

“O Governo do Estado concedeu reajuste acima da média para todas as classes trabalhadoras nos últimos anos, a exemplo dos professores e médicos. Para os agentes penitenciários estamos oferecendo um aumento de 90%, o maior já visto no país, dando condições para que estes servidores possam duplicar a sua remuneração em até três anos”, ressalta Wilson Martins ao comentar que todos os reajustes salariais concedidos pelo Governo Estadual são feitos segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com Miguel Araújo, da Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria da Justiça, o piso atual de um agente penitenciário é de R$2.847,00, além do ticket alimentação no valor de R$97,00 e horas noturnas e extras. A categoria aprovou o reajuste e para o gerente de Gestão de Pessoas da Sejus, este é um salário considerado alto para os padrões do Piauí.

Os agentes penitenciários possuem plano de carreira e ao ingressar no serviço público, através de concurso, recebem o piso inicial. Após três anos, sobem de classe e têm agregado ao salário mais 10% do valor inicial. Assim, a cada dois anos, é feita nova promoção e o servidor recebe aumento de 10%, até chegar à classe especial. Atualmente, o Piauí tem 727 agentes distribuídos em 14 unidades prisionais.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: