Geral

Fundação Municipal de Saúde participa de ação ambiental

SEMEC SEMPLAN SEMTCAS SDU FMS

Sexta - 17/07/2015 às 15:07



Foto: Caio Bruno/Alepi Secretário Luciano Nunes (PSDB)
Secretário Luciano Nunes (PSDB)
A população que vive na área do Lagoas do Norte recebeu hoje (17) as equipes da Prefeitura de Teresina em um momento de conscientização sobre o descarte de lixo naquela região. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) era uma das parceiras e esteve ensinando sobre as doenças trazidas com a poluição.

A ação faz parte do projeto Lagoas Ambiental, que visa promover a recuperação e preservação da fauna e flora, proteção dos rios, despoluição das lagoas, educação ambiental, coleta e destinação do lixo. As equipes da FMS e das Secretarias Municipais de Planejamento (SEMPLAN), Educação (SEMEC) e Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), além da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte, participaram da atividade.

O papel da FMS foi conscientizar os moradores sobre o perigo dos males à saúde causados pelo acúmulo de lixo, como diarreia e leptospirose. “As pessoas precisam cuidar do espaço em que vivem, pois isso reflete diretamente na qualidade de vida, especialmente na prevenção de doenças”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde.

As equipes da Estratégia Saúde da Família percorreram as casas da região com material educativo e orientações sobre saúde, enquanto o Núcleo de Educação em Saúde esteve com um estande educativo sobre o combate ao Aedes Aegypti, que pode transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya. Já a Vigilância Ambiental esteve fazendo coleta de água das lagoas para detectar agentes causadores de enfermidades. Já os agentes da SDU Norte realizaram mutirão de limpeza nas ruas.

“Queremos sensibilizar as pessoas para que reconheçam o ambiente e não façam o descarte de lixo dentro das lagoas”, explica Conceição Ferreira, coordenadora social do projeto Lagoas do Norte. “Evitar o acúmulo de lixo em lagoas e canais, como materiais degradados, animais mortos e até esgoto, que geralmente são despejados pelos moradores da região”, exemplifica ela, lembrando que a Prefeitura não pode fazer o trabalho de preservação da área sozinha, precisando da colaboração de todos.

Alguns moradores já estão cientes do problema e procuram colaborar, como Rosenira de Sousa Dias, que afirma já ter conversado com seus vizinhos sobre o problema. “O povo tem que parar de jogar lixo. Limpeza é tudo, quem pode viver na sujeira? Mas as pessoas não respeitam, a Prefeitura faz a limpeza e logo depois está tudo sujo de novo, e quem sofre somos nós que moramos na beira da lagoa”, lamenta. “Por isso acho esta ação importante sim”, completa a moradora do Lagoas do Norte.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: