Política

Servidores vão tentar greve geral no Estado na primeira semana de janeiro

Quarta - 28/12/2016 às 16:12



Foto: Paulo Pincel Servidores protestam na CCJ contra a PEC dos Gastos
Servidores protestam na CCJ contra a PEC dos Gastos

Com o fracasso da greve geral, convocada pelo Movimento Unificado de Servidores Públicos do Estado do Piauí, para a terça-feira (27), os sindicatos de servidores vão mobilizar as categorias para uma nova tentativa de paralisação já na primeira semana de janeiro.

O MUSPE não conseguiu mobilizar os servidores públicos para aderirem à greve geral contra a Emenda Constitucional nº 47, de 26 de dezembro de 2016, que institui o novo Regime Fiscal do Estado. Com a saída dos oficiais, inclusive coronéis ativos e inativos, da Polícia Militar da linha de frente da greve, o movimento perdeu força e acabou sendo adiado. Os sindicatos de várias categorias vão realizar assembleia geral ao longo da primeira semana de janeiro para decidir sobre a greve geral.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e o dos Policiais Civis (Sinpolpi)  argumentam que o recesso no Executivo por conta das festas de final de ano esvaziou o movimento.

Outro fator decisivo para o adiamento da paralisação foi o acordo firmado  com o governo, ainda no ano passado, para a contratação de pessoal para trabalhar nas penitenciárias e a reestruturação da carreira dos agentes penitenciários e melhoria das condições de trabalho no sistema prisional do Estado.

Já o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), vai tentar impedir o início do ano letivo nas escolas estaduais. Os docentes da Uespi devem se reunir em assembleia amanhã (28).

A presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí, Lina Santana, explica que uma assembleia geral foi marcada para a próxima quarta-feira (4), para decidir sobre a greve geral.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: