Educação

FMS e UFPI oferecem capacitação para profissionais da saúde municipal

São 200 vagas para curso na área de oncologia e para médicos do Saúde na Família
Fonte: PMT | Editor: Redação 28/02/2019 11:50
Ufpi UfpiFoto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está oferecendo cursos de atualização para seus funcionários das áreas médicas, de enfermagem e serviço social. Os cursos acontecem de 21 a 23 de março no auditório do Hospital Universitário (HU), sob a coordenação do professor Victor Eulálio.

O manejo de pacientes com câncer será o tema da capacitação “Intercorrências Clínicas em Pacientes Oncológicos”, que acontece nos turnos manhã. As inscrições estão abertas para profissionais médicos, enfermeiros e assistentes sociais da FMS, e podem ser realizadas por meio do linkhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScn4lOJ1zQYBSwSacrXHoiRIyYi9lcz_VSX6TIkLvsXqsS_xA/viewformaté o preenchimento das 100 vagas disponíveis (35 médicos, 45 enfermeiros e 20 assistentes sociais).

“O objetivo é a atualização destes profissionais, lotados nos hospitais de média e baixa complexidade e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na assistência às pessoas que estão em tratamento contra o câncer”, informa Sérgio Ibiapina, coordenador do grupo de assessoria especial da presidência da FMS.

Já no dia 23 de março será o primeiro dia do Curso de Atualização para Médicos de Saúde da Família, que acontecerá uma vez por mês aos sábados, das 8h às 12h. “Observamos que muitos pacientes estavam sendo referenciados para especialidades quando poderiam ter resolutividade na própria Unidade Básica de Saúde”, informa Sérgio Ipiapina.

O curso abordará tópicos importantes das especialidades mais procuradas pelos usuários, como ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, gastrenterologia, urologia e regulação. Serão sete módulos, com carga horária de 144h, e 100 vagas ofertadas (já preenchidas).

Comentários

Matérias Relacionadas