Política

Firmino anuncia cortes substanciais na máquina da prefeitura a partir de janeiro

O prefeito de Teresina toma posse neste domingo, 1º de janeiro de 2017, às 18h, na Câmara Municipal

Sábado - 31/12/2016 às 09:12



Foto: Paulo Pincel Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)
Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)

O prefeito reeleito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), vai tomar posse no dia 1º de janeiro de 2017, às 18h, na Câmara Municipal de Teresina, logo em seguida à posse dos vereadores eleitos em 2 de outubro de 2016, marcada começar às 17h, no plenário da Casa. Firmino já anunciou cortes "substanciais" nos gastos da prefeitura e espera contar com os vereadores, inclusive os de oposição para superar os desafios dos próximos quatro anos dos eu quarto mandato como prefeito da capital.

“Nós temos a obrigação de reduzir despesas e isso implica não apenas na redução de secretarias, mas o mais importante é reduzir os cargos comissionados, terceirizados, de locação de automóveis e imóveis... A prefeitura tem que se preparar para ter os compromissos básicos em dias. Estamos terminando 2016 com muita dificuldade e esperamos que ano que vem seja mantida os pagamentos com rigor, tomando uma postura mais austera, com cortes substanciais e não apenas reduzindo secretarias”, 

A partir de 2 de janeiro, quando vaio empossar os secretários e dirigentes de órgãos da administração municipal, Firmino Filho terá pela frente muitos problemas, o maior deles a realização das obras prometidas e não concluídas há três mandatos, como as galerias da zona Leste, a implantação efetiva da Guarda Municipal, a melhoria do transporte coletivo urbano de passageiros e outras dívidas que a administração tucana tem com a capital.

A redução da máquina administrativa, com a extinção de órgãos da prefeitura e o corte de 20% dos cargos de confiança, vai permitir ao município economizar até R$ 60 milhões por ano, dinheiro que será revertido em obras.

"O primeiro grande desafio será superar os feitos desta crise. De início vamos reduzir os cargos comissionados em 20%. Neste momento, todos eles serão exonerados da prefeitura e chamados de acordo com a necessidade. A secretaria que vai contribuir com maior redução será da Saúde, a partir da junção dos órgãos. Só esta área ocupa 34% da folha", lembrou.

Firmino Filho entende que mais importante que diminuir o tamanho da máquina é concluir as obras inacabadas e reclamadas pela população. “É importante que nós possamos finalizar as obras e fazer com que tudo isso funcione, como a mobilidade urbana... tenho uma preocupação muito grande em relação a isso”, admitiu.

Câmara Municipal

O prefeito espera ter uma relação madura e respeitosa com a Câmara Municipal. “Nessa nova gestão espero também que o relacionamento com a Câmara Municipal seja mais maduro... A relação será positiva, construtiva, de respeito mutuo. A Câmara tem um papel importante de ser um local de debate dos grandes problemas da cidade, de fazer o controle político do Executivo, de gerar novas regras para que nós possamos observar, de debater as questões especificas das comunidades. É fundamental que entre o Executivo e o Legislativo exista um relacionamento respeitoso, saudável, para que nós possamos construir uma Teresina melhor, não apenas sobreviver a essa crise, mas dar passos importantes para construção de uma Teresina melhor para todos”.

O mesmo respeito Firmino promete ter com a oposição na Câmara.  “A relação com a oposição também será respeitosa. A oposição tem um papel importante para a democracia e para os governos. Nós vamos trabalhar para minimizar as críticas da oposição”, prometeu.  

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: