Política

Firmino Filho vai à Câmara prestar conta do mandato

Prefeito de Teresina leu a mensagem com as metas para o ano de 2018

Quinta - 01/02/2018 às 19:02



Foto: PMT Firmino Filho lê a mensagem aos vereadores
Firmino Filho lê a mensagem aos vereadores

O prefeito Firmino Filho fez, nesta quinta-feira (1º), a leitura da Mensagem do Executivo para o ano de 2018 durante a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Teresina. O texto destaca as conquistas do ano passado, o contexto econômico em que se encontra o país e as perspectivas enfatizadas no Plano Plurianual.

“Em 2018 esperamos colher os bons frutos de tudo aquilo que semeamos nos anos anteriores. A expectativa é que neste ano tenhamos uma situação fiscal menos dura, mais crescimento e que possamos fazer muito mais”, disse o prefeito, que também destacou o novo sistema de mobilidade urbana da capital. “Neste novo ano eu não tenho a menor dúvida de que a grande realização da Prefeitura vai ser a implementação do novo modelo de mobilidade urbana e do sistema de transporte coletivo da cidade. Nossa missão é dar início a um novo momento, um novo modelo, e temos a certeza que esse será o ano do renascimento da mobilidade urbana de Teresina.

Dentro de uma perspectiva econômica mais favorável em 2018, com previsão de inflação em torno de 3,95%, mercados financeiros em alta e queda no dólar neste início de ano, a Prefeitura de Teresina prevê, dentro do Plano Plurianual, o estabelecimento de 34 programas, 185 metas, 277 iniciativas e 465 ações orçamentárias, com um orçamento previsto de R$ 13,4 bilhões.

São obras e ações em cinco eixos: inclusão social, qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, produtividade econômica e governança. As metas estabelecidas são no sentido de repensar a cidade sob todos os aspectos, procurando garantir melhorias nas condições de vida da população.

Para este ano, a Prefeitura trabalha na captação de recursos para obras junto ao Governo Federal, Fundação Banco do Brasil, CAF e emendas parlamentares. Entre os investimentos previstos para 2018 estão a conclusão de 23 UBSs; conclusão de 20 creches; reformas nos hospitais da Primavera, Satélite, Dirceu II, Promorar e Maternidade Wall Ferraz; finalização da reforma do Parque Encontro dos Rios e o novo parque da orla do Mocambinho, início das obras do residencial no Parque Brasil e da Lagoa da Draga (Programa Lagoas do Norte), início das operações de terminais integrados de transporte e construção de mais 100 km de asfalto; oito novas vias de circulação; conclusão da Pista Olímpica de Ciclismo (BMX); conclusão do Centro Municipal de Judô Sarah Menezes e conclusão do Centro de Iniciação ao Esporte.

Também devem ser iniciadas Parcerias Público Privadas. A previsão é de investimentos em torno de R$ 2 bilhões nos próximos 20 anos nas áreas de iluminação pública, mobilidade urbana, resíduos sólidos urbanos, eficiência energética, energia fotovoltaica e o Centro de Logística de Saúde.

Com os novos investimentos programados, as novas captações de recursos e estabelecimento de parcerias público privadas, a Prefeitura tem buscado transformar a cidade para que ela seja, cada vez mais, voltada para as pessoas, com uma melhoria do sistema de transporte coletivo, requalificação urbana e ambiental com novos espaços de lazer e de esportes de alto rendimento, uma educação e saúde de mais qualidade, humanizada e presente em todas as regiões da cidade.

Abertura dps trabalhos na Câmara Municipal de Teresina
Abertura dps trabalhos na Câmara Municipal de Teresina
Abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Teresina                          Foto: PMT

 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: