Cidade

Faxina nos bairros Aroeiras e Parque ideal é amanhã (27)

Todos os sábados, a operação acontece simultaneamente em duas regiões da cidade

Sexta - 26/01/2018 às 12:01



Foto: Divulgação Programa Lixo Zero
Programa Lixo Zero

A batalha contra o mosquito Aedes aegypti – transmissor da zika, dengue, chikungunya e outras doenças – continua em mais uma edição da Faxina nos Bairros, que amanhã (27) estará nas zonas Norte e Sudeste de Teresina. A operação, que começa às 8h, é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs).

Todos os sábados, a operação acontece simultaneamente em duas regiões da cidade. Na zona Norte, será a vez do bairro Aroreiras, que fica na região do Nova Teresina. O ponto de encontro será a Unidade Básica de Saúde Dr. Marcos Guedes da Silveira, e de lá as equipes estarão percorrendo o quadrante formado pelo limite da quadra da subestação, quadra 01, Av. Dr. Josué de Moura Santos e Rua Absoluta.

Já na zona Sudeste, o bairro contemplado é o Parque Ideal, com ponto de encontro na Praça do Residencial Dom Hélder. Será percorrido o quadrante formado pela Ferrovia da RFFSA, Avenida Joaquim Nelson e as ruas Adão Medeiros Soares, Francisco de Sousa Martins e Des. Antônio Santana.

A faxina está em sua 83ª edição e acontece desde o final de 2015. Durante a semana, os moradores são avisados para fazer uma limpeza dentro de suas residências e depositar o lixo depositar na porta de suas casas no sábado “A prioridade é para o lixo que não é recolhido na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. As equipes de limpeza recolhem o material e uma equipe de educação em saúde percorre a vizinhança dando orientações sobre como se prevenir contra o mosquito.

Em época com aumento das chuvas, aumenta o potencial de qualquer objeto se tornar criadouro do Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. “Por isso, pedimos a colaboração de todos. Fiquem atentos a suas casas, e quando elas estiverem limpas fiquem atentos aos seus vizinhos”, pede Oriana Bezerra.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: