Cultura

Exposições homenageiam povos indígenas no Museu do Piauí

A visitação acontece até a primeira quinzena de maio
Fonte: Secult | Editor: Da Redação 19/04/2017 11:07
Indígenas IndígenasFoto: Divulgação

Neste 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Os costumes, a cultura e a beleza dos povos indígenas, retratadas em fotografias e artes plásticas, estão em duas exposições abertas na noite dessa segunda-feira (18), no Museu do Piauí – casa de Odilon Nunes (MUP), durante o início da programação da 15ª Semana dos Povos Indígenas, cuja programação segue até amanhã (20).

A visitação acontece até a primeira quinzena de maio. Em meio às fotografias, o dia a dia dos índios Guajajaras, do Maranhão, na exposição “Obduco”, de Júnior Reis. Nas artes plásticas mostradas na exposição coletiva “Etnia e resistência contemporânea”, estão presentes obras de Gabriel Archanjo, Aretusa Bispo, Dora Parentes, Hudson Melo, dentre outros.

Exposição

Entre as telas expostas, duas são assinadas pela artista plástica Aliã Wamiri. Ela conta que seus pais são da tribo Guajajara, do Maranhão, mas que ela vive no Piauí há cerca de 30 anos. “Através do artesanato e da pintura ressaltamos a cultura indígena. Além de comemorarmos o Dia do Índio, esta é uma data para reivindicarmos mais direitos. Podemos conseguir grandes mudanças com a nossa fala”, diz Aliã.

A abertura da Semana contou com a participação do governador do Estado, Wellington Dias, que destacou a importância de políticas públicas para as comunidades indígenas. “Temos uma dívida com a população indígena e vamos avançar na garantia de mais direitos”.

Hoje (19), o Museu realiza mesas redondas, além de oficinas. Na quinta-feira (20), há cine museu e visita mediada a partir das 9 horas. A programação se repete à tarde, a partir das 14h. A 15ª Semana dos Povos Indígenas é uma realização do Museu com Piauí (MUP), com o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Governo, Saúde e Cultura; Universidade Federal do Piauí(UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Comentários